Coluna da quinta
No exercício da sua primeira gestão enquanto prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB) tem implementado importantes ações que irão refletir positivamente no futuro. De acordo com o último Censo do IBGE, o município atualmente tem cerca de 115 mil habitantes e desponta como uma das principais cidades da RMR.
Recentemente, Labanca anunciou o concurso para a Guarda Municipal. Serão 30 profissionais atuando nas ruas e mais 15 no cadastro reserva. Esse é o primeiro passo dado pelo gestor para a municipalização do trânsito, aguardada há bastante tempo pela população. Cidades em pleno desenvolvimento enfrentam dificuldades na mobilidade urbana e os novos agentes ajudarão a sanar o problema.
Já no início desta semana, o prefeito fez um anúncio importante para os são-lourencenses, que é a implantação do novo Distrito industrial numa área de 13 hectares, onde serão abrigadas indústrias de pequeno e médio porte. Além da matéria produzida no local, a iniciativa vai gerar mais emprego e renda no município.
A aceitação do gestor foi comprovada em outubro de 2022, quando ele conseguiu transferir uma excelente votação para os seus candidatos a deputado estadual e federal, que saíram majoritários de São Lourenço da Mata. Aos poucos, o trabalho do socialista vem sendo traduzido em boa aprovação, elemento importante para consolidar o projeto de reeleição em 2024.
Firme na presidência
Apesar de estar, pelo menos por enquanto, fora Alepe na próxima legislatura, o deputado Diogo Moraes (PSB) seguirá na presidência da Unale. Nos bastidores, existia uma dúvida sobre sua permanência, mas o regimento permite.
Gesto
Ao reafirmar o apoio ao governo Raquel Lyra, mesmo sem ocupar espaços no primeiro escalão, o PP faz um grande gesto político com o Palácio do Campo das Princesas. O aceno pode refletir positivamente na candidatura de Antônio Moraes à presidência da Alepe.
Prejuízo
A participação de incitação nos atos terroristas pode custar caro a dois deputados do PL. Um estadual e outro federal. Caso sejam cassados ou sofram algum tipo de consequência, a imagem da legenda em Pernambuco ficará “arranhada”.
Dificuldade
Além de não contar com o mínimo de aptidão política, vai pesar contra a reeleição do prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros (PL), o desconhecimento, por parte da população, das ações e obras realizadas pela prefeitura. Além disso, existe um clima de tensão constante entre os servidores municipais.
Garantia
Em reunião realizada na sede do BB, nesta quarta (18), a Amupe, por intermédio do presidente José Patriota e do deputado Sílvio Costa Filho, assegurou junto ao banco o pagamento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), seguindo os critérios adotados em 2022. Isso significa um incremento de cerca de R$ 300 milhões por mês nas receitas dos municípios.