Lucinha Mota apresenta o sistema prisional de PE à representantes do MJSP

Notícias
Por Américo Rodrigo
27 de janeiro de 2023 às 21h30min
Foto: Divulgação

Mecanismos de acompanhamento de egressos, utilização de tornozeleiras eletrônicas e a criação de novas vagas no sistema prisional de Pernambuco foram algumas das temáticas discutidas pela secretária Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota, durante recepção ao secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco. As agendas foram realizadas na quinta e sexta-feira (26 e 27). Os gestores visitaram o Presídio de Igarassu (PIG), na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Presídio de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte, e o Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife.

Acompanhados do secretário executivo de Ressocialização, Paulo Paes, os gestores vistoriaram as áreas de convivência e pavilhões das unidades prisionais, além da obra no Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB). Para a secretária, o momento é de reunir forças para avançar na questão prisional. 

Receber um representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública neste início de gestão é fundamental para que possamos começar a alinhar os projetos voltados para a ressocialização em parceria com a União”, disse Lucinha. Ainda para a gestora, “com a expertise da governadora Raquel Lyra em segurança pública, Pernambuco tem muito a crescer, a melhorar seus índices e voltar a ser um estado seguro para a população. E não há como falar em segurança pública sem tratar da questão prisional”.

De acordo com o secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco, o objetivo da visita foi conhecer as necessidades do estado e a equipe que está iniciando o trabalho neste novo governo. “Pernambuco tem muitos desafios a serem superados no sistema prisional e o governo federal quer ajudar trazendo alternativas e soluções metodológicas ou operacionais”, esclareceu Rafael. Ainda segundo ele, a União quer implementar políticas que “valorizem as alternativas penais, a monitorização eletrônica e demais mecanismos que pensam no desencarceramento de forma consciente”.

Curso de Formação
Nesta sexta-feira, os gestores acompanharam o curso de formação de Policiais Penais que vem sendo realizado pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), desde o último mês de dezembro. O curso está formando 1.354 PPs, em mais de 400 horas/aula. Os alunos já passaram por seminários e aulas de disciplinas administrativas, e no próximo mês de fevereiro darão sequência ao calendário com o início das disciplinas operacionais, no Campus da Academia de Polícia Penal de Pernambuco – APPE, localizado na cidade de Itaquitinga.

Também acompanharam as agendas na comitiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o diretor de inteligência do Senappen, Abel Barradas, o coordenador geral de engenharia da Senappen, Gabriel de Barcelos, e o secretário executivo de Direitos Humanos, nomeado nesta sexta-feira, Jayme Asfora.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO