Neguinho Teixeira passa por audiência de custódia nesta sexta; entenda mais sobre o caso

Notícias
Publicado por Karol Matos
27 de janeiro de 2023 às 07h30min
Foto: Karol Matos

Passará por audiência de custódia às 10h desta sexta-feira (27), no Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras, ex-prefeito e ex-vereador de Caruaru, Neguinho Teixeira. Manoel Teixeira de Lima, foi preso na tarde de ontem (26), em casa, no bairro do Salgado, depois de um cumprimento de mandado de prisão. Ele foi condenado a 14 anos, 2 meses e 10 dias em regime fechado. A decisão é da juíza Ana Paula Viana Silva de Freitas. 

A partir de um processo por improbidade administrativa, foi aberto um outro processo, sendo este criminal, datado de 2010, na Terceira Vara Criminal da Comarca de Caruaru, que reconheceu os crimes de peculato; crimes da lei de licitações e coação a testemunha no curso do processo.

Neguinho Teixeira chegou à delegacia de plantão por volta de 13h30. Ele não foi algemado e não resistiu à prisão. Durante a tarde, o advogado de defesa, Cláudio Cumaru, chegou ao local e conversou com a imprensa, alegando que não tinha muitas informações sobre o motivo da prisão e só conseguiria dar mais detalhes nesta sexta-feira, após a audiência de custódia.

“Nós estaremos amanhã de manhã, na audiência de custódia, procurando se inteirar dessa situação para que melhores informações acerca do caso”, disse o advogado.

Por volta das 15h, o ex-prefeito foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) para realizar o exame de corpo de delito. Na saída da delegacia, ele conversou com a imprensa. “Ninguém deve fugir da Justiça”, afirmou Neguinho. Ao ser questionado pela reportagem do Blog Cenário se sabia o motivo de ter sido preso, ele foi taxativo: “com certeza sei, só não dá para falar agora”, garantiu.

Apesar de ser ex-prefeito de Caruaru, as investigações contra Neguinho Teixeira começaram quando ele ainda era presidente da Câmara Municipal da cidade. Em 2007, ele usou verba da Câmara para viajar a Buenos Aires, para um falso congresso. O então presidente da Casa foi flagrado pelo Fantástico tirando férias na capital da Argentina. No ano seguinte, o prefeito da época, Tony Gel, renunciou ao cargo e em abril de 2008 Neguinho Teixeira foi empossado prefeito de Caruaru. A partir daí ele foi alvo de diversos processos por improbidade administrativa devido a diversas irregularidades ao longo dos pouco mais de 8 meses em que esteve no cargo.

Depois do exame no IML, Neguinho Teixeira foi levado de volta à delegacia de plantão, onde passou a noite. O resultado da audiência de custódia só deve ser divulgado durante o início da tarde.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO