Coluna da terça
Após não ter sido eleito para o cargo de governador em outubro de 2022 e ter ficado de fora do primeiro escalão do governo Raquel Lyra, Miguel Coelho (UB) tem dedicado as primeiras semanas do ano aos seus negócios no Sertão, mas sem descuidar do cenário político local.
Frequentemente, Miguel tem sido visto em agendas no município onde governou por pouco mais de cinco anos. Seja ao lado do prefeito Simão Durando (UB), ou de vereadores e lideranças que acompanham o seu grupo político em Petrolina.
Como Miguel renunciou ao cargo de prefeito para disputar o Governo do Estado, ele não pode concorrer ao Executivo municipal, sendo a reeleição de Simão essencial para o manutenção do projeto político dos Coelho, que atualmente conta com um representante na Alepe e outro na Câmara Federal.
Miguel Coelho já declarou publicamente que tem planos, entretanto, não quer antecipar a próxima eleição. Atualmente, seu conjunto político conta com 18 prefeitos e a ideia é ampliar esse número para 25. A movimentação é necessária para manter uma base firme, com condições de entrar no jogo em 2026.
Consenso
Para evitar um “bate-chapa”, a direção da Amupe, juntamente com os três nomes que tinham se apresentado para a disputa, chegou a um entendimento. Márcia Conrado (PT) comandará a associação em 2023 e Marcelo Gouveia (PSD) assumirá em 2024. No final das contas, prevaleceu a unidade.
Gesto
O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) contava com um bom número de gestores apoiando seu nome para a presidência da Amupe, mas após uma extensa reunião que aconteceu ontem (13), ele declinou da intenção de disputar o posto. A decisão foi bem recebida pelos membros da atual direção.
Reforço
Os deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, ambos do PP, ampliaram sua influência na Zona da Mata com o apoio da prefeita de Camutanga, Talita Fonseca (MDB). Na última eleição, a gestora apoiou Ricardo Teobaldo (Podemos), conseguindo transferir 2.035 votos para o ex-deputado.
Serviços
O Governo de Pernambuco divulga, por meio de coletiva de imprensa, às 15h, nesta terça (14), o planejamento operacional para o Carnaval 2023. Estarão presentes no encontro os secretários das pastas envolvidos diretamente com o evento.
Firme no comando
A deputada federal Gleisi Hoffmann se manterá na presidência do PT até 2025, decidiu a cúpula do partido em uma reunião realizada na tarde desta segunda (13). O encontro também confirmou a manutenção das direções nacional e estaduais da legenda.