Coluna da quinta
Intitulada como “a voz do Agreste” nesta legislatura, a deputada estadual Débora Almeida vem quebrando diversos paradigmas desde que chegou à Alepe. Única mulher entre os três deputados do PSDB, Débora foi escolhida para ser a líder do partido na Casa. Missão importante para um início de mandato.
Aliada de primeira hora da governadora Raquel Lyra (PSDB) e um dos principais cabos eleitorais da tucana na eleição, Débora foi eleita, por unanimidade, para presidir a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, uma das principais da Assembleia Legislativa. Ela também será a primeira mulher a ocupar o cargo.
Dentre as atividades desenvolvidas pelo colegiado assumido por Débora, destacam-se a coordenação e elaboração de pareceres aos projetos que regulam o orçamento do Estado. Sendo de extrema importância para diversos setores e também aos investimentos do Governo.
Com experiências como gestora municipal, na Prefeitura de São Bento do Una, e procuradora federal concursada da AGU, Débora tem um currículo que a capacita ainda mais ao cargo e será essencial para ter uma atuação de destaque na função.
Troco
A princípio, a candidatura do deputado Coronel Alberto Feitosa para Comissão de Administração Pública da Alepe parecia um movimento do PL para bater de frente com o Palácio. Mas, além da sigla ter destituído Feitosa da função na qual estava a menos de um mês, o parlamentar também foi substituído da titularidade do colegiado. Nos bastidores, a articulação foi vista como uma retaliação ao deputado, pelo fato de ser simpático ao projeto de Gilson Machado à Prefeitura do Recife. O deputado André Ferreira é o nome trabalhado pela legenda.
Substituto
Ainda ontem (1º), o Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Pernambuco trazia o deputado Nino de Enoque como o novo líder do PL na Casa. Cristão-novo na Alepe, o parlamentar vai ter a tarefa de liderar uma bancada composta por cinco deputados. O Coronel Alberto Feitosa (PL), que passou pouco menos de um mês na liderança, teve cerca de seis vezes mais votos do que Nino nas urnas.
Contribuição
Se por um lado o Coronel Feitosa (PL) iria contar com o empenho do PSB para derrotar o candidato do governo, os nomes que o Palácio decidiu bancar receberam os votos de deputados da federação, formada por PT, PCdoB e PV. A bancada é composta por sete parlamentares que se intitulam como independentes na Casa.
Agenda em Brasília
Recém eleita presidente da Amupe no início da semana, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), foi recebida ontem (1º), pelo presidente Lula (PT), em Brasília. A agenda foi acompanhada pelo deputado federal Fernando Monteiro (PP), majoritário na Capital do Xaxado na última eleição. Na pauta, as retomada do residencial Vanete Almeida.