Não são raros os casos de engasgamento de bebês recém-nascidos. E na maioria das vezes, os responsáveis pela criança não sabem como agir, o que, infelizmente, pode acabar levando o lactente a óbito. Pensando nisso, o vereador Lula Tôrres (PSDB) é autor de projeto de lei, que obriga hospitais e maternidades da rede pública e privada de Caruaru a orientar e treinar pais sobre os primeiros socorros relacionados às situações de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.
De acordo com o PL, o treinamento deverá ocorrer antes da alta do recém-nascido e o formato da orientação ficará sob a responsabilidade dos estabelecimentos de saúde. O descumprimento da lei acarretará em advertência e multa.
Para o vereador autor da lei, é de extrema importância que os hospitais e maternidades deixem os responsáveis prontos para agir em uma situação de emergência. “Nossa ideia é fazer com que os pais daquela criança que acabou de nascer, saiam prontos para que se o bebê engasgar, saber como agir. Muitos pais de primeira viagem não tem com quem contar e sair do hospital já treinados para esse tipo de situação, evita a morte prematura daquele ou daquela que chegou para alegrar um lar” destaca Lula Tôrres.
O projeto de lei foi lido na sessão de ontem (14) e segue para as Comissões.