A destruição causada no último fim de semana, após as chuvas no Agreste, e o risco de que enchentes também podem ocorrer na Mata Sul, motivaram pronunciamentos na Reunião Plenária desta segunda (20).
Depois de não ter visitado sua cidade natal, Caruaru, que sofreu com o grande volume de chuvas entre a madrugada de sábado (19) e o domingo (20), a deputada Rosa Amorim (PT) criticou a falta de planejamento e de políticas habitacionais, além de ações preventivas nos municípios, diante dos alertas emitidos pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Tais medidas, para ela, são “o mínimo que se espera de uma Administração que se importa com a vida das pessoas”. A petista cobrou ainda articulações entre Estado e municípios para evitar novas catástrofes. “O inverno começou e as chuvas estão cada vez mais intensas”, advertiu.
Leia também
Líder do governo na Casa, Izaías Régis (PSDB), por sua vez, destacou a ida da governadora Raquel Lyra (PSDB), aos municípios mais afetados pelas chuvas, para verificar a situação ao lado dos prefeitos Rodrigo Pinheiro (Caruaru) e Fábio Aragão (Santa Cruz do Capibaribe).
“Parabenizo a governadora pela humildade e vontade de resolver os problemas de Pernambuco”, expressou. O parlamentar também criticou a construção irregular de moradias em áreas de risco, como na beira de rios.