André de Paula exalta Raquel: “representa um sopro de renovação em Pernambuco”

Notícias
Publicado por Karol Matos
29 de março de 2023 às 14h30min
Foto: Reprodução

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, deu uma entrevista exclusiva ao Blog Cenário nesta quarta-feira (29). O gestor, que disputou a vaga do senado pela chapa de Marília Arraes (SD), destacou a boa relação que mantém com Raquel Lyra depois das eleições. “Eu torço muito por Raquel”, afirmou. André de Paula contou que esteve com o presidente Lula (PT) dias antes da visita a Pernambuco e os dois conversaram sobre a gestora.

“Na conversa, ele [Lula] me disse: ‘eu tenho uma excelente impressão de Raquel. Eu tenho muito boa impressão da governadora, André. O que você acha?’ Eu disse: ‘eu acho que sua impressão é correta. Raquel é uma mulher muito bem intencionada, preparada, tem elevado espírito público, representa um sopro de renovação em Pernambuco e enfrenta dificuldades que nós também enfrentamos aqui […] e tudo o que o senhor puder fazer, faça, para que a gente dê a Raquel as condições de fazer um grande governo”, contou André.

Além de enaltecer Raquel, André de Paula fez questão de destacar negativamente a claque montada no evento da semana passada, em que a governadora foi vaiada. O presidente Lula demonstrou apoio a Raquel Lyra e usou seu discurso para repudiar o ato e criticar os manifestantes.

A gente já sabia que, no final, quando Raquel falaria, aquilo iria acontecer. E o presidente tinha tanta certeza disso que, quando Raquel levantou-se, ele levantou ao lado, chamou as ministras para estarem por trás. A sensação que eu tive é de que ele esqueceu até do PAA. Virou um fato político. Eu sou um político veterano e eu não me acostumo com essa rispidez, essa aridez, essa descortesia que passou a ser rotineira. Isso não é rotineiro, política exige civilidade”, defendeu.

Tubarões
André de Paula falou sobre os recentes incidentes com tubarões na costa de Pernambuco. O ministro da Pesca e Aquicultura avaliou como positivas as ações adotadas pela governadora Raquel Lyra (PSDB). Entre as medidas houve a mudança da responsabilidade, que antes era da Secretaria de Defesa Social e passou a ser da pasta de Meio Ambiente, além da reativação do comitê que envolve também os Ministérios da Pesca e Tecnologia, e os centros de pesquisa das três universidades federais da capital.

Ministério
O Ministério da Pesca e Aquicultura, que tinha sido extinto na Reforma Ministerial de 2015, foi reativado no governo Lula 3. A pasta é responsável pela implantação da política nacional pesqueira e aquícola, transformando essas atividades econômicas em fontes sustentáveis de trabalho, renda e riqueza.

Na semana passada, o ministro autorizou o início do programa para levar peixes e frutos do mar aos restaurantes universitários, em Pernambuco. A ideia é estimular o consumo de pescado em todo o Brasil e gerar renda para o segmento. Uma das prioridades elencadas por André de Paula foi fazer com que o país volte a fornecer o pescado ao mercado europeu, que é o maior consumidor do mundo.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO