Representantes do Tribunal Regional Eleitoral acabaram de deixar a Câmara de Caruaru, onde entregaram uma notificação à vereadora Mery da Saúde (PSD), sobre a cassação de toda a chapa do Partido Social Democrático no município. A informação foi repassada por uma fonte ao Blog Cenário e confirmado pela nossa reportagem junto ao TRE.
Em 2021, uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo foi apresentada pelos ex-vereadores Edjailson da Caru Forró (PSDB) e Tafarel (PSDB). Entre as acusações, eles denunciaram um suposto abuso de poder econômico por parte de Mery, que foi eleita com 2.618 votos.
No extenso documento que contava com 325 páginas, Edjailson e Tafarel também acusavam o PSD Caruaru pela prática de candidatura “laranja”, para alcançar os 30% da cota de mulheres exigida pela legislação eleitoral. Eles apresentaram um pedido para a desistência do processo, mas como o MP Eleitoral reconheceu como procedentes as denúncias, decidiu dar continuidade à ação, mas sem os nomes dos autores originais.
Na decisão, o juiz José Adelmo reconheceu as denúncias da fraude à cota de gênero e decidiu pela cassação de toda a chapa, fazendo com que Mery tenha seus trabalhos legislativos suspensos imediatamente. Com isso, uma nova contagem de votos deve ser realizada, o que mexerá na estrutura legislativa da Câmara de Caruaru. Apesar da decisão, ainda cabe recurso.
Leia também
- PT pode ser beneficiado com cassação de chapa do PSD em Caruaru
- Mery da Saúde diz que vai recorrer de decisão que cassou seu mandato
- Ex-candidatos do PT têm contas rejeitadas em meio à possibilidade de assumir mandato em Caruaru
- Enquanto PSDB e PT estão na expectativa, recontagem de votos pode demorar em Caruaru
Procuramos Raffiê Dellon, então presidente do partido à época, mas também não conseguimos contato.