Coluna da quarta
Aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB) no plano estadual e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a nível nacional, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede), que é cotado para disputar a Prefeitura do Recife em 2024, não deverá ter vida fácil dentro da federação em que o seu partido está inserido.
Além da líder da oposição, a deputada estadual Dani Portela (PSOL), que também vem sendo lembrada para concorrer à sucessão municipal, o grupo de Túlio Gadêlha dentro da Rede foi derrotado nacionalmente, o que contribui para o enfraquecimento das suas movimentações na capital pernambucana.
Os primeiros atritos do PSOL e da própria Rede com Túlio, iniciaram ainda no segundo turno da eleição estadual, quando o parlamentar resolveu pedir votos para Raquel. Caso o deputado avance com um projeto de candidatura à PCR, o caminho natural é que seja em outro partido, podendo até, quem sabe, contar com o apoio da governadora.
Aumento
A Câmara do Recife aprovou ontem (9), o projeto de lei de autoria do prefeito João Campos (PSB), que determina um reajuste de 5,79% para os ocupantes de cargos do funcionalismo público municipal. A matéria seguiu para a sanção do chefe do Poder Executivo.
Representação
A Câmara de Caruaru aprovou, na sessão de ontem (9), um projeto de autoria do vereador Carlinhos da Ceaca (MDB), com coautoria da vereadora Perpétua Dantas (PSDB), que garante 8% das vagas oferecidas em concursos públicos e seleções simplificadas no município para pessoas pretas e pardas. A matéria segue para sanção.
Construção
Assessor da senadora Teresa Leitão, o presidente do PT Caruaru, Leo Bulhões, tem buscado viabilizar sua candidatura a prefeito em 2024. A disputa já deve começar de agora, tendo em vista que ele deve enfrentar uma forte resistência de setores internos do partido, que tem a deputada estadual Rosa Amorim como principal nome.
Transição
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, tomará posse como presidente do Instituto Índigo, nesta quarta-feira (10). Ele substitui o deputado federal Mendonça Filho, que ocupou a posição no órgão no último ano. A passagem vai acontecer num coquetel com parlamentares de vários partidos e membros do União Brasil.
Sede
A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar o encontro da cúpula de chefes de Estado do G20, que será realizado no Brasil. A expectativa é que o encontro reúna representantes de mais de 30 nações. Por meio das redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD) celebrou a notícia.