A Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza, na manhã desta segunda-feira (22), uma audiência pública para debater o piso dos professores, enviado em regime de urgência na última semana, pela governadora Raquel Lyra (PSDB).
A proposta fixa em R$ 4.420,50 o valor pago aos docentes que trabalham 200 horas por mês e em R$ 3.315,41 àqueles com carga mensal de 150 horas.
A reunião promete ser acalorada, já que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) não aceita o valor negociado pelo Governo do Estado, alegando que cerca de 52 mil profissionais não serão atendidos pelo texto.
A expectativa do Estado é que a matéria seja aprovada ainda esta semana, para que o novo piso possa começar a ser pago a partir do mês que vem, com os retroativos sendo quitados de forma parcelada.
Entretanto, o projeto tem a antipatia de boa parcela dos parlamentares. Ainda na semana passada, o deputado João Paulo Costa (PCdoB) defendeu ser possível garantir o pagamento do piso a toda a categoria utilizando recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
A audiência pública está prevista para logo mais, às 9h, no auditório Sérgio Guerra, e o Blog Cenário estará acompanhando todas as movimentações ao longo da manhã.