Coluna da terça
Numa demonstração de força e acima de tudo, prestígio, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, reuniu no início da tarde de ontem (29), em um restaurante da Zona Sul do Recife, nomes do meio empresarial e da política pernambucana, para um almoço que celebrou sua chegada ao novo posto.
Mesmo sem filiação partidária, o ato em homenagem a Câmara teve uma forte conotação política, principalmente devido à presença de dirigentes e parlamentes de diversas siglas, em especial do PT, fundamental para emplacar o ex-governador no comando do BNB.
Preterido pelo PSB no que diz respeito à indicação para um ministério, o ex-socialista encontrou nos parlamentares petistas um abrigo capaz de já ser lembrado para voltar a disputar um cargo eletivo. Técnico, Paulo se revelou nos últimos anos um excelente conhecedor dos bastidores.
O momento ainda serviu para fazer um primeiro contato com parlamentares do lado oposto que, insatisfeitos com a condução do atual governo estadual, podem ser futuros aliados. Além de celebrativo, o evento desta segunda pode representar o início da formatação de um novo bloco, que já enxerga 2026 como uma oportunidade.
Condução
Ex-presidente da Copergás, André Campos foi o responsável por organizar o almoço em homenagem a Paulo Câmara nesta segunda (29). Além de transitar bem entre políticos de todas as colorações partidárias, o ex-deputado estadual soube colecionar amigos e o reconhecimento das pessoas por onde passou.
Reconhecimento
Durante seu discurso, Paulo Câmara fez questão de destacar a visita que fez ao senador Jarbas Vasconcelos (MDB), afastado do seu exercício para um tratamento de saúde. O presidente do BNB emendou com elogios ao mandato de Fernando Dueire (MDB), que tem representado Pernambuco na Casa Alta com bastante altivez.
Falta
Com agendas durante todo o dia de ontem (29) na Capital Federal, a ausência de João Campos (PSB) no almoço em homenagem a Paulo Câmara foi bastante sentida pelos presentes. Entretanto, o deputado federal Pedro Campos (PSB) esteve no local, cabendo a ele a incumbência de representar a família.
Imbatível
De acordo com a pesquisa Ipespe divulgada ontem (29), o prefeito João Campos (PSB) vence em todos os cenários no primeiro turno. Embora ainda falte pouco mais de um ano para as eleições municipais, o resultado deixa o gestor socialista numa posição confortável, independente de quem for o adversário.
PP fortalecido
Além de ser reconduzido à presidência estadual do PP, o deputado Eduardo da Fonte anunciou, nesta segunda (29), a entrada de mais três prefeitos que irão disputar a reeleição pela legenda. Com as novas adesões, o partido passa a contar com 33 gestores municipais em seus quadros.