Coluna da quarta
Atualmente, os 23 parlamentares que compõem a Casa Jornalista José Carlos Florêncio estão espalhados em 12 partidos, sendo seis deles no PSDB, que é a maior bancada da Câmara de Caruaru, e três no Cidadania, que tem a segunda maior composição. Entretanto, ambos estão entrelaçados numa federação.
Como a coluna já antecipou, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) planeja contar com quatro partidos no seu palanque em 2024, mas claro que não irá negar apoios de outras legendas. A principio, a ideia é que três chapas para o Legislativo sejam montadas, com a intenção de garantir a manutenção do maior número de aliados.
Não é exagero afirmar que todos os vereadores da Capital do Agreste fazem parte da base de Pinheiro, tendo em vista que o tucano não sofre nenhuma resistência na Casa. No entanto, nem todos eles estão integrados ao mesmo projeto eleitoral, já que uma parte deve marchar com outros candidatos para o Executivo.
Embora ainda falte pouco mais de um ano para as eleições municipais, as contas seguem sendo feitas, principalmente por quem trabalha para permanecer na Câmara, mas o cenário só deve ficar mais cristalino após o fim da janela partidária, sobretudo porque existe a possibilidade de nomes do Legislativo se arriscarem numa disputa majoritária.
Repercussão
Os vereadores de Caruaru aproveitaram a sessão de ontem (6), que aconteceu após o primeiro final de semana dos principais polos do São João 2023, para elogiar a organização da festa, tanto na zona rural, quanto na cidade. Os parlamentes destacaram a organização do evento como um dos principais pontos.
Irreverência
A vereadora de Santa Cruz do Capibaribe, Jessyca Cavalcanti (PSDB), tem usado a internet para fazer cobranças ao prefeito Fábio Aragão (PP) com um tom de humor. Os vídeos têm repercutido bastante nos últimos dias e rendido milhares de visualizações.
Mais ministros
Os ministros da Educação, Camilo Santana, e Saúde, Nisia Trindade, desembarcam hoje (7) no Recife e se juntam à comitiva liderada pelo presidente Lula para juntos inaugurarem o Campus do IFPE e o lançamento da Farmácia Popular. Outros três ministros estão desde ontem acompanhando a agenda no estado.
União
Em discurso durante a visita do presidente Lula (PT) a Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) destacou que com “união” Pernambuco poderá enfrentar as dificuldades que enfrenta. A gestora ainda relembrou que o desenvolvimento promovido em Goiana, anos atrás, veio através de uma “decisão política” do petista, do então governador Eduardo Campos e do pai dela, João Lyra, vice-governador à época.
Até o fim
Definitivamente cassado por registro de candidatura inválida, o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos), afirmou que vai “recorrer até o fim”. Ele ainda insinuou que sua cassação seria uma retaliação por sua atuação no MP: “por ter ousado colocar corruptos pela primeira vez debaixo da lei”, disse.