Coluna da segunda
Se as eleições municipais fossem hoje, dificilmente o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) não seria ser reeleito. Até o momento, as críticas que o tucano vem recebendo dos opositores não têm desgastado sua imagem, talvez pela fragilidade dos discursos ou pelo fato de a população ainda não estar atenta ao debate sobre sucessão.
Se apresentam no campo adversário: Fernando Rodolfo (PL), José Queiroz (PDT) e Josafá Almeida (UB), que, embora tenha uma reeleição praticamente garantida em São Caetano, lançou-se em Caruaru. Um nome que pode surpreender é o da deputada Rosa Amorim, caso o PT bata o martelo pela sua candidatura.
Um fato novo que poderia mexer com o cenário eleitoral seria a governadora Raquel Lyra (PSDB) apresentar um candidato na Capital do Agreste. Entretanto, aliados de Rodrigo não enxergam a presidente estadual do PSDB apoiando um outro projeto que não seja o do atual gestor. Os motivos são vários.
Após o final do ciclo junino, quando Pinheiro já vai ter aproveitado a festa para impulsionar sua popularidade, o ritmo pré-eleitoral deve ganhar corpo e erros primários cometidos de maneira demasiada por alguns membros de sua equipe podem ganhar outra dimensão. Já a oposição, precisa encontrar artifícios que possam fragilizar o prefeito.
Esquecido
Acompanhante fiel do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) em qualquer agenda em que o gestor fosse visto, o secretário de Planejamento, Heleno Júnior, tem sido escanteado. Há algumas semanas, a saída dele do governo era dada como certa. Apesar de ter resistido à “degola”, ele acabou perdendo prestígio junto ao tucano.
Espaço concorrido
Pelo 6º ano, os advogados filiados à OAB Caruaru trocaram a toga pela estampa xadrez, para curtir mais uma edição do Forró da OAB. Sob o comando do presidente Fernando Junior, a festa que aconteceu neste fim de semana foi mais um sucesso e contou com shows de PV Calado, Geraldinho Lins e Petrúcio Amorim. Políticos e autoridades marcaram presença na Mansão Forró.
Futuros possíveis
Líder da oposição na Alepe, a deputada Dani Portela (PSOL) teve um encontro com a ex-candidata a governadora, Marília Arraes (SD), neste fim de semana. A visita para conhecer a filha mais nova da ex-petista, também foi “acompanhada de uma boa conversa política e futuros possíveis”, nas palavras da parlamentar.
Amigos do inimigo
Dos sete ministros do STF que vão analisar a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cinco foram nomeados por Lula (PT). O julgamento que vai ditar o futuro político de Bolsonaro foi marcado por Alexandre de Moraes para o próximo dia 22 – mesmo número do partido do ex-presidente.
Novo embate
Um dia antes do julgamento de Bolsonaro, na quarta (21), o Senado vai sabatinar o advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula para o STF. Protagonizando embates acalorados com o atual senador Sergio Moro (UB), quando defendia Lula, Zanin foi responsável pela acusação que considerou o ex-juiz parcial. Um novo embate deve acontecer.