Coluna da quarta
Uma das poucas mulheres a ter sido eleita em Caruaru nas 18 legislaturas existentes, a ex-deputada Laura Gomes pode ser uma das apostas do PSB para tentar voltar a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal da Capital do Agreste a partir de 2025. Vale ressaltar que a socialista já exerceu esse cargo entre 2005 e 2010, antes de chegar à Alepe.
A última eleição que Laura concorreu foi justamente para deputada, em 2018, quando recebeu apenas 5.302 votos e não conseguiu renovar seu mandato. Conhecida por sua luta em defesa dos Direitos Humanos e pela lealdade ao PSB, ela tem emprestado sua experiência à gestão do prefeito João Campos.
Assim como outras legendas, o PSB Caruaru encontrará dificuldades para montar uma chapa competitiva, mas pode contar com o auxílio do grupo do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), caso a aliança entre PSB e o ainda tucano se concretize para 2024. O desenho da próxima legislatura aponta para muitas mudanças e Laura pode estar entre elas.
Brifado
O ex-deputado estadual pelo PSB, Paulo Dutra, que, ontem (4), tomou posse como gestor da GRE Metropolitana Norte, tentou fugir da imprensa a todo custo, mas não conseguiu. Participou de um “quebra-queixo”, mas só depois de ser orientado pela assessoria da SEE, que monitorou como cão de guarda se ele abordaria questões políticas. O ex-parlamentar se fez de desentendido quando questionado sobre a suplência da qual abriu mão ao pedir desfiliação da legenda socialista. Afirmou nem saber que era suplente.
Novo tempo
Ao dar posse ao agora ex-socialista, professor Paulo Dutra, a governadora Raquel Lyra (PSDB) disse ao pé do ouvido do ex-parlamentar: “começa um novo tempo”. Para poder integrar o governo comandado pela tucana, Dutra pediu desfiliação do PSB, partido que tem a antipatia da governadora. Segundo o ex-deputado, seria “incompatível” se manter no cargo e na legenda.
Citação
Na cerimônia de posse dos 16 novos gestores das GREs, a governadora Raquel Lyra (PSDB) fez uma citação aos ex-governadores Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos, com ênfase ao socialista. “Muito foi feito, sobretudo no ensino médio. Em grande escala no governo Eduardo Campos: educação integral, de qualidade, mas precisa dar um passo adiante”. Apesar de ser antagonista ao PSB, a tucana sempre faz citações ao governo de Eduardo, do qual participou.
Simbolismo
Além da marca do Juntos Pela Segurança, programa que ainda será lançado pelo Governo do Estado, as 100 novas viaturas da PM entregues ontem (4), pela governadora Raquel Lyra (PSDB), possuem a bandeira de Pernambuco no capô. Ao contar que pediu “licença” à montadora para adesivar o símbolo nos veículos, a tucana abriu um sorriso de canto a canto e perguntou a alguns presentes: “está, linda, não está, não?!”. Raquel costuma participar de eventos políticos enrolada à bandeira do Estado.
Sintepe
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco realiza nesta quarta (5), às 9h, uma assembleia que pode decretar greve geral dos profissionais ligados à rede estadual de ensino. A categoria protesta contra a aprovação do projeto de lei que regulamentou o piso para quase 28 mil profissionais, mas deixou outros 52 de fora – sem repercussão no PCCV. O encontro vai acontecer no Teatro Boa Vista.