Coluna da sexta
O movimento que passou a ganhar força na última semana, conforme este colunista trouxe diretamente de Brasília, teve um novo capítulo nesta quinta (17), com a carta de demissão entregue por Cacau de Paula ao prefeito João Campos (PSB). O próximo passo será sua posse na Secretaria de Cultura de Pernambuco, marcada para esta sexta (18).
A articulação contou com as bençãos do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A costura feita nos bastidores também respinga em João, que contava com o apoio da legenda para o seu projeto de reeleição em 2024.
O embarque do PSD na base da governadora Raquel Lyra (PSDB) é estratégico, tanto para a tucana, quanto para o partido comandado pelo ministro André de Paula, tendo em vista que a sigla voltará a ter um protagonismo estadual. Este será o início de uma nova história que a legenda pretende escrever, visando o crescimento nas próximas duas eleições e o retorno de André à Câmara.
Casa nova
O PSD filia, nesta tarde, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD) e sua secretária e pré-candidata a prefeita no município, Mirella Almeida. O ato que acontecerá às 15h, na sede da legenda, contará com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. A expectativa é de que novas lideranças sejam anunciadas em breve.
Negociação
Uma fonte da Capital Federal revelou à coluna que a governadora Raquel Lyra (PSDB) tem mobilizado esforços para conseguir a cessão de Alex Campos, que atualmente está na Anvisa, para o Governo de Pernambuco. Quadro técnico, o advogado possui bom trânsito em Brasília e pode contribuir bastante com a gestão tucana.
Turismo
A Empetur lançou ontem (17), em São Paulo, a nova campanha de alta temporada em Pernambuco. Com o slogan “Naturalmente Incrível”, a empresa pretende alavancar ainda mais o turismo durante o verão, com foco não só no Litoral, mas também nas belezas naturais do interior do estado. Pelos próximos dias, a campanha deve ser apresentada também em Pernambuco.
Ausência justificada
O motivo do não comparecimento da senadora Teresa Leitão (PT) no almoço promovido pela governadora Raquel Lyra (PSDB) com a bancada federal é um curso sobre a primeira Infância, do qual a parlamentar participa em Harvard, a convite das fundações Bernard Van Leer, Maria Cecilia Souto Vidigal, e Porticus América Latina.
Indicativo
O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) deve contar com o apoio do Avante no próximo pleito. Recentemente, o gestor esteve reunido com o deputado Waldemar Oliveira, que já sinalizou que o partido caminhará com o tucano na Capital do Forró, mas antes do anúncio, quer escutar as lideranças locais.
Atualização
A Prefeitura de Caruaru lança na próxima segunda (21) o Juntos pela Segurança 2.0. O programa foi iniciado ainda em setembro de 2017c pela então prefeita Raquel Lyra (PSDB), mas ganhou uma nova roupagem e será apresentado à população após a criação do Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública.