Coluna da quarta
Após quase seis meses afastada das funções parlamentares, a vereadora de Caruaru, Kátia das Rendeiras (Republicanos), retornou ontem à Câmara Municipal. Expansiva, a parlamentar adotou um discurso bastante econômico e uma postura discreta. Já seus colegas preferiram não trazer luz ao motivo da ausência.
Kátia e um ex-assessor foram presos em março, acusados de cometer “rachadinha” no gabinete, mas na última sexta (25), o juiz da 2ª Vara Criminal de Caruaru, Pierre Souto Maior, revogou a prisão domiciliar, autorizando que a parlamentar retomasse suas atividades na Casa Jornalista José Carlos Florêncio.
Além da imprensa e servidores que atuam no Poder Legislativo, poucos populares foram até à Câmara acompanhar a primeira sessão depois do seu regresso. Também não houve nenhum tipo de protesto. Kátia ainda não foi inocentada e o julgamento só será retomado em fevereiro de 2024, com as testemunhas.
Embora a parlamentar tenha afirmado durante sua fala que seu “maior pecado foi entrar para a política e sonhar em ser vereadora”, Kátia deve trabalhar para conquistar a manutenção do seu mandato em outubro de 2024, mas deve adotar a discrição como mantra até o julgamento final.
Aliança para 2024
Em uma rápida conversa com a coluna, os dois vereadores do MDB Caruaru, Carlinhos da Ceaca e Galego de Lajes, defenderam uma união entre o gerente de Marketing da Empetur, Tonynho Rodrigues, e o prefeito do município, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Os parlamentares foram mais além e sugeriram o emedebista para a vice do tucano.
Crítica
O vereador Fagner Fernandes (PDT), que é voz uníssona na oposição da Câmara de Caruaru, criticou de forma veemente a brutalidade registrada numa ocorrência da Guarda Municipal contra um ambulante, no último fim de semana. A fala de Fagner, que já foi vendedor ambulante, acabou estimulando outros parlamentares a também lamentar o ocorrido e cobrar uma atitude mais incisiva por parte do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB).
Novo comando
No próximo sábado (2), o PP realiza sua convenção municipal para eleger o novo diretório na cidade do Jaboatão dos Guararapes. Em mais uma sinalização de que será mesmo candidata a prefeita no próximo ano, a deputada federal Clarissa Tércio é quem vai assumir o comando da legenda na segunda cidade mais populosa do estado.
Disputado
Ao que tudo indica, o ex-secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Evandro Avelar, só ficará muito tempo distante da vida pública se quiser. O engenheiro vem sendo cortejado pelos prefeitos de Olinda, Professor Lupércio (SD), e Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL). Quadro técnico, a saída de Avelar do Governo do Estado foi bastante sentida.
Paralisação
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) decidiu suspender as atividades legislativas nesta quarta-feira (30). A paralisação acontece em solidariedade ao movimento “Sem FPM não dá”, organizado pelas prefeituras do país, incentivado também pela Amupe.
Caminho livre
O diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, comunicou sua renúncia à Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa. O advogado permanece no cargo até esta quinta (31) e a expectativa é que a governadora Raquel Lyra (PSDB) dê posse ao advogado na presidência da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já na sexta (1º).