Os dados divulgados nas últimas semanas sobre a sucessão no Recife dão ao prefeito João Campos (PSB) tranquilidade para seguir com foco nas ações do governo, sem precisar antecipar o jogo eleitoral. Apesar de ainda faltar cerca de um ano para o próximo pleito, a projeção é que o socialista conquiste a maior vitória para o Executivo na história da cidade.
Os números favoráveis a João não devem ser creditados apenas ao modelo de gestão que vem sendo aplicado nos últimos anos, mas a um conjunto de fatores políticos, que vai da inércia dos adversários a sua postura nas redes sociais. O prefeito tem apostado numa comunicação ousada, que presta contas das ações de forma eficiente e dialoga de maneira fácil com os eleitores.
No meio político, a avaliação que tem sido feita é de que só uma catástrofe seria capaz de tirar a reeleição de João Campos no ano que vem. Além das ações que estão sendo executadas em diversas áreas, os levantamentos apresentados podem incentivar adversários que ensaiam uma candidatura própria a desistirem dos seus projetos e apoiarem o atual prefeito já no primeiro turno.
Notas
Interação digital – Prefeito com grande popularidade nas redes sociais, Eduardo Paes entrou na brincadeira de um caruaruense que agradeceu ao prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) pelo eclipse e acabou viralizando. Atenta, a equipe de comunicação do gestor da Capital do Forró logo cuidou de interagir com o prefeito do Rio de Janeiro e aproveitar para divulgar o São João da cidade, que é o maior e melhor do mundo.
Nova visita – Pouco mais de um mês após a primeira visita a Pernambuco, quem desembarcou novamente no estado para uma nova rodada de agendas foi o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. Entre os compromissos, questões relacionadas à superlotação, violações de direitos humanos e as condições carcerárias em presídios e unidades de atendimento socioeducativo.
Entrada restrita – Ídolo da torcida do Sport, o jogador Diego Souza receberá o o Título de Cidadão Pernambucano nesta quarta (18), na Alepe. O acesso ao Auditório Sérgio Guerra será restrito. Entretanto, a equipe da Casa disponibilizará lugares no Plenário, onde a solenidade será transmitida por um telão. O projeto que concede a homenagem é do deputado João de Nadegi (PV).
Embate – O deputado João Paulo (PT) leu ontem (16), no Plenário da Alepe, um texto de uma jornalista francesa que se posiciona contrária às mortes de pessoas inocentes, independente do motivo, na guerra que acontece entre Israel e Palestina. Além disso, o material faz uma explanação profunda sobre o conflito geopolítico que existe nessa região do Oriente Médio, falando sobre os anos de opressão vividos pelos palestinos. O texto provocou um intenso debate entre os parlamentares.
Curtas
Reunião decisiva – Será realizado na presidência da Alepe, nesta manhã, uma reunião com os deputados para definir o que será feito com os vetos da governadora Raquel Lyra (PSDB) à LDO. O Palácio segue otimista sobre um entendimento.
Proposta – Uma fonte revelou à coluna que o Governo do Estado pretende fazer o pagamento das emendas até o final de 2024. O deputado Álvaro Porto (PSDB) vem sendo considerado como uma espécie de avalista da sugestão encaminhada.