Apesar de o ex-prefeito Elias Gomes (PT) ter conquistado o apoio de alguns partidos importantes para o seu projeto de tentar voltar à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, não será uma tarefa fácil derrotar o atual gestor, Mano Medeiros, que conta com as lideranças do também ex-prefeito Anderson Ferreira e o deputado federal André Ferreira ao seu lado.
As legendas conquistados por Elias nunca tiveram grande representação na segunda cidade mais populosa do estado e esse elemento pode dificultar na montagem de uma chapa competitiva. Para se ter uma ideia, Mano lidera 26 dos 27 vereadores na Câmara do Jaboatão e a previsão é de que ele consiga organizar oito grupos, com o objetivo de manter a maioria no Legislativo.
Um fato pesa contra Elias: apesar de serem eleições com perfis diferentes, o agora petista não obteve boas votações no Jaboatão nas últimas eleições que disputou um cargo eletivo, o que foi entendido como um recado dos jaboatonenses. Enquanto isso, André, no ano passado, recebeu para federal a confiança de quase 37 mil eleitores no município.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a presença de Mano Medeiros nas ruas. Não para fazer promessas, mas entregas, proporcionando a ele um contato direto com os eleitores. Embora se articule para formar uma grande frente política no Jaboatão, não será uma tarefa fácil para Elias encarar a disputa com essa disparidade.
Notas
Polêmica – A Câmara de Toritama foi alvo de mais uma polêmica. Desta vez envolvendo a vereadora Carol Gonçalves (MDB) e o secretário de Governo, Sergio Colin. Ele atrapalhou o discurso da parlamentar e os dois protagonizaram um bate-boca enquanto acontecia a sessão. Virou rotina o Poder Legislativo da Capital do Jeans estar envolvido em confusão. Já Serginho, se quiser viabilizar sua candidatura como sucessor, precisa primeiro tomar essa postura.
Altivez – O deputado Álvaro Porto (PSDB) não demonstrou preocupação com o fato de ter recebido menos votos para o biênio 2025-2026, em relação ao que está em vigor. Em fevereiro, ele foi eleito com o aval dos 49 deputados. Desta vez houve 46 presentes, mas Porto recebeu 40 votos favoráveis. Apesar de não ter sido unanimidade, o presidente da Alepe se aproxima do fim do ano com mais essa demonstração de força, liderança e autonomia.
Ascensão – Com um perfil discreto, mas bastante presente na Assembleia Legislativa e com destaque na titularidade da comissão mais importante da Casa, o deputado William Brigido (Republicanos) foi eleito ontem (14) como 5º suplente da Mesa Diretora para o próximo biênio. O resultado positivo foi um reconhecimento concreto ao seu trabalho como parlamentar.
Aceno – Logo após a finalização da contagem de votos para a presidência da Alepe e todo o corpo dirigente da Casa, os deputados foram para um restaurante na Zona Sul do Recife, para uma espécie de confraternização. Num gesto de aproximação, quem deu as caras por lá foi o chefe da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Túlio Vilaça, que é responsável pelo diálogo entre Executivo e Legislativo.
Curtas
Inesperado – A vitória de Fabrízio Ferraz (SD) para a 2ª vice-presidência da Alepe pegou muita gente de surpresa. Ele foi para segundo turno com o nome oficial da chapa: Diogo Moraes (PSB).
Desafio – Nesta sexta (17), a deputada Gleide Ângelo será empossada na presidência do PSB Olinda. Esse pode ser o primeiro passo para uma candidatura majoritária na cidade.
Protagonismo feminino – O União Brasil em Pernambuco realiza no próximo dia 23, em Caruaru, o “Defesa Lilás”, evento voltado ao fortalecimento da participação da mulher na política.