Promessa de campanha eleitoral, a governadora Raquel Lyra (PSDB) começa a colocar em prática ações voltados à assistência social, a exemplo da criação do Pernambuco Sem Fome, que será dividido em três eixos: Mães de Pernambuco, Bom Prato e o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. Os projetos foram enviados ontem à Alepe.
De acordo com dados da Rede Penssan, a cada dez pessoas que moram em Pernambuco, quatro estão em situação de insegurança alimentar moderada ou grave, o que representa cerca de 2,1 milhões de habitantes. Os números colocam o estado na quinta posição do Mapa da Fome do Nordeste, que tem Alagoas liderando o grupo.
Ajustes feitos no organograma de algumas pastas também irão permitir o fortalecimento de políticas sociais, fazendo com que o Estado chegue mais perto de quem precisa. A materialização da proposta que contará com R$ 469,5 milhões garantidos no orçamento para 2024 vai introduzir uma marca positiva para o governo estadual e deixar um legado para os pernambucanos.
Notas
COP-28 – Em mais um gesto de alinhamento com o presidente Lula, a governadora Raquel Lyra (PSDB) vai fazer parte da comitiva presidencial que estará em Dubai, nos Emirados Arabes, participando da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-28), que acontecerá entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro.
Reconciliação – No último final de semana, o prefeito João Campos publicou uma foto ao lado de Milton Coelho, ex-deputado e nome histórico do PSB, mas que andava distante do núcleo da legenda desde a última eleição. O registro pode significar uma reaproximação entre o gestor recifense e o advogado.
Estratégia de marketing – Antes de se lançar pré-candidato a prefeito de Caruaru, Armandinho, não perdeu tempo e criou um personagem na tentativa de se aproximar do eleitorado, usando um chapéu de couro, símbolo nordestino. Antes de mergulhar na política, o artista se consolidou no forró, fruto da atuação na Fulô de Mandacaru.
Curtas
Valorização – Dentro do pacote encaminhado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) à Alepe está a criação do bônus-livro para professores e servidores efetivos da SEE.
Preenchimento – Após enviar a minirreforma para apreciação dos deputados, a expectativa recai sobre quem vai ocupar as pastas, quando o projeto for aprovado.