Presidente do Partido Liberal em Caruaru e com uma grande afinidade com os principais dirigentes da sigla, o deputado Fernando Rodolfo só chegou no fim da agenda do seu partido, realizada ontem (6), em Brasília, com alguns pré-candidatos que irão levantar a bandeira bolsonarista em Pernambuco no próximo ano, não aproveitando o momento de maneira integral. Sobrou para Silvio Nascimento, que vem sendo incentivado à majoritária e possui uma identidade muito maior com os conservadores, ocupar este espaço.
Rodolfo cumpre, desde a última terça (5), uma extensa agenda da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, da qual ele é presidente, em Manaus. Os compromissos do colegiado têm dado ao jornalista uma visibilidade nacional, mas não têm contribuído com seu crescimento em Caruaru. Já o ato na Capital Federal foi uma chance que o deputado poderia ter renovado a foto com o ex-presidente Bolsonaro e ter usado o momento para se aproximar dos seus seguidores.
Nos bastidores, os conservadores que militam na Capital do Agreste expressam que não se sentem representados pelo parlamentar na corrida para 2024 e defendem o nome de Nascimento para a missão. Apesar de possuir todas as credenciais partidárias para concorrer à sucessão municipal, quem ganhou pontos com a cúpula do partido na ausência de Fernando Rodolfo ontem foi o ex-presidente da Embratur, que nem filiado ao PL é.
Conversa descontraída – O líder da oposição ao governo João Campos (PSB), vereador Alcides Cardoso (PSDB), reuniu alguns veículos de imprensa para celebrar o ano de 2023 que vai chegando ao fim. Único representante do partido da governadora Raquel Lyra (PSDB) na Câmara do Recife, o parlamentar segue confiante de que a tucana fará um bom governo.
Balanço – A governadora Raquel Lyra (PSDB) reuniu alguns veículos de imprensa ao longo desta quarta (6) para prestar contas das suas ações no primeiro ano de governo. A tucana contou sobre a sua rejeição com a classe política, reforçou as condições que recebeu o Governo das mãos do seu antecessor e apontou para o futuro. 2024 deve ser de entregas.
Candidato – Ex-deputado federal e único do primeiro escalão estadual com um perfil político, Daniel Coelho, que segue filiado ao Cidadania, deve mesmo ser o candidato da governadora à Prefeitura do Recife no próximo ano. De acordo com fontes tucanas, o partido deve ser o PSDB e não o MDB, como vinha sendo cogitado até pouco tempo.
Nova casa – A confirmação da filiação do prefeito Rodrigo Pinheiro ao Republicanos sacudiu os bastidores da política pernambucana. Apesar de toda especulação, a confirmação, de fato, só veio nesta quarta (6). Quem deve comandar a legenda na cidade é o secretário Pedro Cavalcanti, que tem livre trânsito em Brasília e tem a confiança do gestor municipal.
Cenário eleitoral – O ex-deputado Erick Lessa será o entrevistado de hoje (7), no Cultura Entrevista – Cenário Político. Ele anunciou, no último final de semana, que é pré-candidato a prefeito e vai contar sobre as suas últimas articulações para, pela terceira vez, tentar chegar ao Palácio Jaime Nejaim.