O prefeito do Recife, João Campos (PSB), roubou a cena ontem (13) ao anunciar que vai dividir cerca de R$ 7,5 milhões de potencial arrecadação do ICMS que a capital pernambucana terá direito com 23 municípios que estariam perdendo receita após a redistribuição proposta pelo Governo do Estado.
O projeto foi aprovado nesta quarta, na Assembleia Legislativa, e vai valer para o próximo ano. O que chama atenção é que o acordo foi costurado entre o gestor municipal e o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), que desde o início da legislatura vem batendo de frente com o Palácio do Campo das Princesas.
Não são todos os gestores que abrem mão de receita em um período em que os municípios estão com dificuldade de fechar suas contas. Por isso, o movimento de João Campos além de projetá-lo para o cenário estadual, expressa um gesto de solidariedade do prefeito que carrega a bandeira do municipalismo.
Contrários – Apenas os deputados Jeferson Timóteo (PP) e Lula Cabral (SD) votaram contra a proposta da governadora Raquel Lyra (PSDB), que garante a distribuição do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios. Ambos têm suas bases eleitorais concentradas no Cabo de Santo Agostinho e afirmam que a cidade será prejudicada.
Governo agradeceu – Pouco tempo após a votação que aprovou na Alepe o projeto de redistribuição do ICMS, o Governo do Estado lançou uma nota à imprensa agradecendo o resultado na Casa. Apesar de toda polêmica criada em torno da matéria, ela foi aprovada por 34 votos a favor e 2 contra.
Prestação de contas – O presidente do Coniape, Josafá Almeida (UB), reuniu nesta terça (13), os prefeitos que integram o consórcio para fazer um balanço das ações do ano. Na ocasião, o gestor municipal anunciou a entrada de mais dois municípios ao grupo, que agora conta com 31 prefeituras na sua totalidade. Cinco ambulâncias também foram entregues.
Anúncios importantes – Logo mais às 9h30, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) fará dois importantes anúncios que vão beneficiar diretamente idosos e estudantes de Caruaru, em relação à tarifa de ônibus gratuita. O impacto financeiro e o formato desses serviços serão apresentados pelo gestor municipal.
Celebração – Nesta quarta (13), o presidente da Câmara de Caruaru, vereador Bruno Lambreta (PSDB), comandou uma animada confraternização junto aos demais parlamentares e servidores da Casa. Integrantes do Executivo e da imprensa local também foram convidados e marcaram presença na festa, que contou com as apresentações de Klever Lemos e Grupo Nuwe.