A maior e mais famosa escultura de arte contemporânea do Brasil, que reina anualmente sobre o rio Capibaribe no epicentro do maior Carnaval em linha reta, desembarcará na Ponte Duarte Coelho em 2024 evocando a união, convergência e gentileza entre os povos. Este será o Galo Gigante da Paz, alegoria assinada pelo artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega com produção executiva de Germana Xavier.
Sustentabilidade, reverência aos povos originários e cocriação da alegoria também são pontos basilares do processo, que convida o brincante a fazer do Carnaval um momento de reflexão, quando a folia também pode ceder espaço para o combate a todos os tipos de violência e preconceito: do racismo, ao etarismo passando pela violência de gênero e a exigência do respeito a todos, todas e todes em busca de um mundo mais justo e menos bélico.
Pesando oito toneladas e com 28 metros de altura, a escultura ratifica seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a inovação de procedimentos artísticos para a promoção da sustentabilidade, por meio da adoção do upcycling. Este ano, mais de 90% do material que vestirá a estrutura é fruto de descarte de materiais e reaproveitamento de resíduos tecnológicos, como dois mil metros de lonas de materiais publicitários, além de 10 mil CDs e DVDs, frutos de doação.