Não foram os longos discursos na Assembleia Legislativa de Pernambuco que roubaram a cena no dia de ontem (1º), mas um áudio vazado do presidente da Alepe, Álvaro Porto, com críticas ao pronunciamento da governadora Raquel Lyra, após a sessão de retomada dos trabalhos na Casa de Joaquim Nabuco.
Embora sejam do mesmo partido, o PSDB, que tem um tucano como símbolo, Álvaro e Raquel nunca se bicaram. Existia uma expectativa sobre o tom que cada um dos chefes dos poderes iria adotar nas suas mensagens aos deputados, tendo em vista o tensionamento vivido entre eles ao longo do último ano.
As consequências políticas vieram logo em seguida, por meio de notas do PSDB a nível nacional e estadual, além de parlamentares que integram a base governista e fizeram questão de prestar solidariedade à governadora. Os efeitos desse rompimento, que não está mais reservado aos bastidores, ainda deve render gastos de energia para ambos os lados.
Time completo – Com exceção dos secretários que estavam de férias, a governadora Raquel Lyra (PSDB) mobilizou todo o seu primeiro escalão para acompanhá-la ontem (1º) na Alepe. Representantes de órgãos, a exemplo da Adepe, também marcaram presença. Os auxiliares da tucana acompanharam toda a cerimônia.
Função – Com o início dos trabalhos legislativos na Alepe, as especulações em torno da liderança do governo voltam ao centro do jogo. Com o deputado Izaías Régis (PSDB) indo para disputa em Garanhuns, o nome do deputado Renato Antunes (PL) pode ser uma das apostas para a função. Qualificado para este espaço, o liberal daria um novo fôlego ao debate na Casa.
Ausência – A oposição ficou sem discursar na tribuna da Câmara do Recife, na retomada dos trabalhos legislativos nesta quinta (1º). É que nem o líder Alcides Cardoso (PSDB) e nem o vice-líder Fred Ferreira (PL) compareceram à sessão. O primeiro está de licença médica. O segundo não justificou a falta. O vereador Ivan Moraes (PSOL) tentou representar a bancada, mas o regimento não permite.
Calendário eleitoral – Sob o comando de Cirilo Mota, o diretório do PT Recife estará reunido amanhã (3) para definir os próximos passos do partido na capital pernambucana. A legenda já externou que deseja indicar um nome para a vice de João Campos (PSB) e o assunto deve estar incluído na pauta desse encontro.
Nova missão – Após desempenhar um importante trabalho à frente da Secretaria de Saneamento do Recife, Tomé Franca passará a dar expediente no Ministério de Portos e Aeroportos. Fiel escudeiro do ministro Silvio Costa Filho, o ex-secretário municipal será o novo chefe de gabinete da pasta em Brasília.