Após encontro com Sinpol, Álvaro monta comissão de deputados para reunião no Palácio

Notícias
Publicado por Karol Matos
19 de fevereiro de 2024 às 12h30min
Foto: Karol Matos

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), recebeu representantes da Polícia Civil para discutir a situação da categoria no estado. Pouco antes do Carnaval, o chefe do Legislativo interviu junto ao Sinpol, para se colocar como intermediador entre o Palácio e os policiais, o que evitou a greve que a classe iria realizar durante a festa.

Além do presidente do Sindicato da Polícia Civil, Áureo Cisneiros, participaram do encontro Nilson Alves de Oliveira, presidente da Associação dos Peritos Papiloscopistas de Pernambuco; Marcelo Almeida, presidente da União dos Escrivães de Polícia do Estado de Pernambuco; Marcos Rodrigues, diretor da Associação Nacional dos Escrivães de Polícia; Diogo Victor, presidente da Associação dos Delegados de Pernambuco, além de outros representantes.

Pela Casa, estiveram presentes os deputados Delegada Gleide Ângelo (PSB), Joel da Harpa (PL), Mário Ricardo (Republicanos), o superintendente legislativo, Álvaro Mendonça, e, claro, Álvaro Porto, que recebeu a todos no gabinete da presidência. A imprensa só pôde acompanhar o final do encontro.

Durante as discussões, os representantes da categoria pontuaram sobre a necessidade de reestruturação das delegacias e equipamentos, principalmente da Polícia Científica, além da atualização do Plano de Cargos e Carreiras e a revisão do concurso público. De acordo com o Sinpol, em meio ao déficit superior a 6 mil profissionais, seria necessário abrir pelo menos 2 mil vagas, mas o edital divulgado pelo Estado prevê a contratação de apenas 445 profissionais.

“A gente não torce pelo quanto pior, melhor. A gente quer contribuir para que o Juntos pela Segurança dê certo. Até nós estamos perdendo a vida, então, está atingindo, porque nós somos povo também. Está em níveis insuportáveis a violência em Pernambuco, por isso nós estamos aqui, para reestruturar e fortalecer a Polícia Civil, que é a polícia de investigação do nosso Estado”, afirmou Áureo Cisneiro.

Pouco antes da reunião, Álvaro recebeu uma ligação do chefe da Casa Civil, Túlio Vilaça, que se prontificou em receber uma comissão de deputados, que fará a intermediação para a abertura de uma mesa de negociação com a categoria. Porto delegou a função para Gleide, Joel e Mário Ricardo, que estiveram no encontro de hoje, além de Renato Antunes (PL) e Eriberto Filho (PSB). Os deputados serão recebidos amanhã (20) pela manhã, no Palácio.

“A gente vai lutar por isso, porque não é só uma luta de vocês [policiais], é de todos os pernambucanos. A partir do momento que você melhora a segurança, melhora para todo mundo, não só para os policiais. Mas eu acho que tem que ter estrutura física e essa questão, também, dos salários. A gente vai para essa mesa de conversa com o pessoal do Palácio e ver qual é a data que eles vão receber vocês, para a gente sentar e tentar resolver isso sem precisar de greve. Não é interessante para ninguém”, disse Álvaro, durante a reunião com os representantes da Polícia Civil

A gente, primeiro vai ter a tratativa com essa comissão, acho que com a Casa Civil e Administração, e a partir disso, quanto tiver a proposta deles, a gente vai conversar com o pessoal vai sentar com o Sinpol, com as categorias, e a partir daí a gente vai sentar com a governadora e procurar um entendimento”, completou o presidente da Alepe.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO