A fidelidade do presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe, deputado Antônio Moraes (PP), à governadora Raquel Lyra (PSDB) pode custar um preço alto ao parlamentar, que não tem hesitado em fazer a defesa do Estado na Casa, provando o bônus e o ônus da escolha.
Decano no Legislativo, Moraes é conhecido pela retidão na sua caminhada, mas tem ficado bastante exposto pelo fato de atuar, na prática, como líder do governo tucano na Alepe e absorvido o desgaste de uma administração que a cada dia está mais fragilizada na relação com o Legislativo e conta nos dedos os aliados.
A mais recente prova de lealdade a Raquel foi a tentativa de intermediar o debate junto aos militares. Ainda ontem (1º), Moraes recebeu uma comissão da categoria para tratar do polêmico projeto que visa extinguir as faixas salariais dos PM’s e Bombeiros. No entanto, o debate não avançou e o impasse continua.
A tentativa de Antônio em se apresentar como interlocutor do Palácio do Campo das Princesas gerou ruído entre os deputados interessados na pauta. Experiente, Moraes vai precisar ser frio e calculista nas ações, para não implodir a relação com as entidades e preservar o convívio estabelecido com os colegas na Assembleia.
Tensão – Os parlamentares que integram a CCLJ da Assembleia Legislativa de Pernambuco torcem por uma reunião bem mais tranquila do que a da última semana, quando o projeto sobre o fim das faixas salariais dos militares foi retirado de pauta. Apesar das últimas investidas, alguns votos ainda são incertos.
Arco de aliança – Pré-candidata a prefeita de Santa Cruz do Capibaribe, Alessandra Vieira conta com seis partidos na sua base de apoio: PL, PRD, Agir, Avante, Podemos e União Brasil, mas montará chapas em quatro deles. O maior desafio tem sido o de unir a oposição, que ainda conta com o atrapalhado Robson Ferreira (PP).
Articulação – Além de manter o bom entrosamento com antigos aliados, o deputado Guilherme Uchoa Jr (PSB) vem se fortalecendo na construção de novas parcerias que estão se materializando em pré-candidaturas. O parlamentar deve contribuir com o resultado positivo de nomes que estão se apresentando para a disputa.
Movimentação – Presidente do MDB na Capital do Agreste, Tonynho Rodrigues liderou ontem (1º) um encontro entre pré-candidatos a vereador do partido e o senador Fernando Dueire (MDB). O intuito da reunião foi para garantir as condições necessárias para um projeto majoritário em Caruaru e fortalecer o nome do empresário.
Prioridades – No encontro com o senador Fernando Dueire (MDB), nesta segunda (1º), foi informado aos pré-candidatos a vereador de Caruaru que o partido tem duas cidades como prioridade: Caruaru e Vitória de Santo Antão, que é administrada pelo prefeito Paulo Roberto e tentará a reeleição.