Causou estranheza a ausência de representantes do Governo do Estado na sessão solene realizada na noite desta terça (2), para celebrar os 189 anos da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A falta de um membro do governo Raquel Lyra expressa no mínimo desprezo e indelicadeza com a Casa de Joaquim Nabuco.
Apesar do não-comparecimento da tucana e de sua vice Priscila Krause (Cidadania), que contabilizam passagens pela Alepe no currículo, um vídeo foi exibido durante o evento citando a trajetória das duas até a chegada ao Executivo. Por outro lado, representantes de outros poderes, a exemplo do MPPE e TJPE estiveram presentes.
O clima político entre o Palácio e a Assembleia já descambou faz um tempo, mas é necessário que a relação institucional seja preservada, para que o tensionamento não se sobreponha aos interesses dos pernambucanos. No entanto, a falta de um gesto, principalmente de Raquel, pode ser traduzido como desdém com o Legislativo.
Próximo capítulo – Após ser aprovado na CCLJ da Alepe por 5×4, o projeto que trata sobre o fim das faixas salariais ainda vai passar por outras duas comissões. O secretário de Planejamento, Fabrício Marques, deve participar da votação dos colegiados na próxima semana. O debate também promete ser intenso até a matéria ser votada no plenário.
Compromisso – Embora não tenha participado do momento que selou publicamente a aliança entre a ex-deputada Marília Arraes (SD) e o prefeito João Campos (PSB), o apoio da deputada Maria Arraes (SD) ao projeto de reeleição do seu primo no Recife está garantido, foi o que revelou uma fonte à coluna.
Dois cenários – Ao antecipar sua saída do Governo do Estado para esta semana, o presidente do MDB Caruaru, Tonynho Rodrigues, deixa aberta também a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara Municipal. Caso só tivesse em mente a possibilidade de disputar a majoritária, poderia ter se afastado apenas em junho.
Filiação – Logo mais, às 10h o pré-candidato a prefeito de Bonito, Dr. Ademir Alves, oficializa sua entrada no MDB para disputar o pleito deste ano. O ato acontecerá no “Debate”, onde funciona o escritório político do senador Fernando Dueire e do deputado Jarbas Filho. Na ocasião, 14 nomes para o Legislativo também irão ingressar na legenda.
Força política – Enquanto algumas cidades estão estadualizando a eleição municipal com João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSDB) em lados opostos, em Serra Talhada, a prefeita Márcia Conrado contará com o apoio dos dois à sua reeleição, sendo uma das raras exceções para o pleito.