Apesar de existir uma maior proximidade do presidente municipal do União Brasil, deputado Mendonça Filho, com a governadora Raquel Lyra (PSDB), o apoio do partido ao pré-candidato da tucana no Recife não será automático, foi o que ele mesmo garantiu em conversa com a coluna.
Embora na divisão de diretórios estabelecida com a família Coelho, o parlamentar tenha ficado com o poder de definir os rumos da legenda na capital pernambucana, esse é um caminho que Mendonça tem feito sem atropelos e mantendo diálogo com os principais envolvidos.
Nos bastidores, muita gente acredita que o apoio do União Brasil ao projeto liderado pelo prefeito João Campos (PSB) é questão de tempo, até pelo empenho do próprio gestor em garantir a sigla no seu palanque e a articulação de aliados para que isso seja concretizado.
Por já ter sido candidato a prefeito do Recife em três ocasiões, na última recebendo mais de 200 mil votos, Mendonça Filho não tem tratado do assunto como uma simples adesão ou movimento de barganha, mas o empenho dos principais interessados no assunto pode ser decisivo nas tratativas que estão em curso.
Criando fatos – A agenda do pré-candidato a prefeito de Caruaru pelo MDB, Tonynho Rodrigues, em Brasília, foi bastante positiva. Além de receber sinalizações importantes do presidente nacional da sua legenda, ele foi à mesa com os deputados Eduardo e Lula da Fonte, que comandam o PP em Pernambuco.
Cálculo – Um eventual rompimento entre o PP e o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) pode ser bastante prejudicial ao projeto de reeleição do tucano na cidade. A legenda possui um importante tempo de rádio e TV, fazendo a diferença em uma eleição de dois turnos. Para onde o partido inclinar, será decisivo.
Espaço disputado – Semanalmente, o gabinete do senador Fernando Dueire (MDB) tem sido visitado por prefeitos pernambucanos que desejam garantir emendas para os municípios ou debater o cenário eleitoral. Por exercer uma grande influência no MDB, o parlamentar tem sido uma voz ativa na construção de novas alianças e projetos no estado.
Alinhamento – Presidente estadual do PSD, o ministro André de Paula tem feito questão de demonstrar que possui lealdade à governadora Raquel Lyra (PSDB). Em conversa com o Blog Cenário sobre os projetos da legenda no estado, ele foi categórico afirmando que o mapa político do partido foi construído com base nos interesses de fortalecimento da tucana. “O partido terá o tamanho que Raquel quiser”, disse.
Retorno – Ex-presidente da Copergás, André Campos anunciou sua volta ao PT para, novamente disputar uma vaga na Câmara do Recife este ano. Ele já exerceu três mandatos pela legenda na Casa de José Mariano, além de outros cargos públicos. Ele chega para fortalecer a federação, que atualmente já possui quadros importantes no Legislativo.