Vista como o nome mais competitivo para disputar a Prefeitura de Olinda na atual conjuntura, a ministra de Ciência, Tecnologia e inovação, Luciana Santos, que também preside o PCdoB a nível nacional, ainda não declarou, publicamente, se tentará ou não retornar ao Palácio dos Governadores.
Enquanto o tempo vai passando, a pré-candidata à sucessão do atual prefeito, Professor Lupércio (PSD), segue se fortalecendo. Mirella Almeida (PSD) vem recebendo apoios de legendas importantes, que poderiam subir no palanque da ministra, caso seja candidata, a exemplo do PDT.
Outro partido que não está inerte às movimentações é o PSB, que ensaia lançar a deputada estadual Delegada Gleide Ângelo. Integrantes do campo político de Luciana dão como certa sua permanência em Brasília, mas como a política é dinâmica, as peças do jogo irão se mexer com mais intensidade, após uma posição oficial.
Alternativa – Embora tenha deixado a Prefeitura de Olinda com a imagem extremamente desgastada, cresce a possibilidade do deputado Renildo Calheiros surgir como opção para o PCdoB na cidade. A decisão sobre o rumo dos comunistas na Marim dos Caetés deve ser anunciada nos próximos 15 dias.
Subiu o tom – Ao avaliar a audiência pública sobre as crianças com microcefalia, o deputado João Paulo Costa (PCdoB) fez uma dura crítica à postura da secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, que não soube responder alguns questionamentos. “O que me impressionou foi a falta de preparo. Nenhuma burocracia no Governo do Estado é maior do que a dor dessas crianças“, afirmou.
Educação e Saúde – A Prefeitura de Caruaru e a Asces-Unita assinaram ontem (29) o Termo de Adesão do Curso de Medicina. O documento faz parte dos trâmites para o novo curso do Centro Universitário. Participaram do momento o reitor, Paulo Muniz, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), o secretário de Saúde, George Veloso, e a vereadora Perpétua Dantas (Avante), que é professora da instituição.
Mais debate – Aprovado ontem (29) na CCLJ, o projeto sobre o fim das faixas salariais será analisado nesta terça (30) nas comissões de Finanças, Orçamento e Tributação e na de Administração Pública. Independente do resultado, a matéria só vai a plenário na próxima semana.
Polos bolsonaristas – O PL vai disputar a eleição em três municípios estratégicos. No Recife, com Gilson Machado; Caruaru, com Fernando Rodolfo; e Petrolina, com Lara Cavalcanti. São cidades referências nas suas regiões e que devem influenciar bastante no pleito estadual de 2026, assim como aconteceu na eleição passada.