Maior expoente do bolsonarismo no estado, o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL), receberá no próximo dia 27, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) para um encontro com os conservadores do Recife. O evento servirá, sobretudo, para fortalecer sua pré-candidatura.
Sem conseguir atrair os holofotes para as críticas feitas ao prefeito João Campos (PSB), Machado é visto como o principal adversário do socialista. Não só pela polarização nacional que vem sendo formada em nível municipal, mas pelos 323.769 votos recebidos na capital pernambucana na corrida pelo Senado em 2022.
Recentemente Gilson anunciou uma agenda com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco. O momento servirá para reagrupar os aliados que andam dispersos e impulsionar seu projeto no Recife. Já a presença de Eduardo, o filho 03, será uma espécie de esquenta para as movimentações feitas em busca de criar um fato político na cidade.
Indicação – O novo diretor-geral do Detran, Guilherme Mesquita, contou com a digital do deputado estadual Antônio Moraes (PP). O movimento só reafirma o prestígio do parlamentar junto à governadora Raquel Lyra (PSDB) e a cúpula do seu partido, que agora controla um dos órgãos mais poderosos do estado.
Relação – Ao que tudo indica, a governadora Raquel Lyra (PSDB) não pretende cortar os laços existentes com o PL, mais precisamente com os irmãos André e Anderson Ferreira. A tucana confirmou que vem mantendo conversas com a legenda e apesar de não seguirem mais no comando do Detran, eles devem indicar aliados para outro espaço no Governo.
Licença – Alegando um tratamento de saúde, a vereadora do Recife Andreza Romero (PSB) licenciou-se do mandato por 180 dias. Com o afastamento, assumiu a suplente Aline Mariano (PSB). A coluna provocou a assessoria da parlamentar em busca de mais detalhes, entretanto, foi informada de que o assunto ficará sob reserva.
Adiado – Por falta de quórum, a Câmara Municipal adiou as votações das matérias que seriam apreciadas pelos vereadores nesta terça (14), entre elas, o Título de Cidadã do Recife para a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann. Era necessária a presença de pelo menos 23 parlamentares na Casa, no entanto só havia 16.
Leque de opções – Além de Alan Pereira, Dr. Leirson Magalhães, Faeca Melo e Roberta Menezes, a prefeita Márcia Conrado (PT) ganhou um novo pretendente para sua vice: João Duque Filho (Avante), o Duquinho. Ele é irmão do deputado Luciano Duque (SD), principal opositor da petista na cidade.