Recife disponibiliza projeto do Compaz para replicação no estado

Notícias
Publicado por Redação
25 de maio de 2024 às 09h15min
Foto: Rodolfo Loepert

Nesta sexta (24), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), recebeu diversas autoridades políticas pernambucanas para uma visita ao Centro Comunitário da Paz (Compaz) Educador Paulo Freire, localizado no bairro do Ibura. Vinculados à Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, os Compaz se tornaram uma referência no Brasil e se destacam tanto pela estrutura, quanto pelos serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação, orientação jurídica, assistência social, aulas de artes e esportes, entre outros. Durante o encontro, João colocou o projeto do equipamento premiado pela ONU à disposição dos outros municípios pernambucanos.

Ficamos muito felizes em receber outras cidades no Recife para conhecerem a nossa Rede Compaz. Temos certeza que a criança que cresce dentro de uma biblioteca, com livros, aulas de esporte e momentos de lazer, não irá colocar uma arma em sua mão no futuro. Precisamos ter políticas públicas como o Compaz sendo compartilhadas com outras cidades para transformar a vida de quem mais precisa e eu me coloco à disposição, assim como disponibilizo o projeto do equipamento, para que cada vez mais pessoas tenham acesso à cidadania no nosso estado“, ressaltou o prefeito João Campos.

Em fevereiro, a Rede Compaz foi reconhecida com o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, destacando-se como iniciativa exemplar que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público. Hoje, o Recife conta comcinco unidades destes equipamentos, nos bairros de Alto Santa Terezinha, Cordeiro, Madalena, Ilha de Joana Bezerra e Ibura. O sexto, no terreno do Aeroclube, no Bairro do Pina, está em construção e deve ser inaugurado em breve.

Essa é uma agenda que estamos fazendo constantemente, várias pessoas do estado e do país têm nos procurado para conhecer a boa política e as boas práticas realizadas no Compaz. Para nós é uma honra estar recebendo essa comitiva para que eles possam propagar esse programa em todo o estado, nas suas diferentes cidades. O objetivo final sempre é levar a cidadania para cada vez mais pessoas“, explicou Gabriel Cavalcante, secretário de Segurança Cidadã do Recife.

Nos espaços são oferecidos serviços de cidadania, além das unidades das Bibliotecas pela Paz, que têm a intenção de aproximar crianças, jovens e adultos, por meio de atividades lúdicas e interativas, do convívio comos livros. Nelas, também há computadores comacesso à internet, salas de estudo e área infantil com arte-educadores para auxiliar em diversas atividades. Entre as atividades oferecidas estão: contação de histórias; apresentações teatrais, musicais, circenses e literárias; rodas de diálogos com temáticas de combate às drogas, racismo, homofobia e violência contra a mulher, confecção de livros, cine debates, atividades manuais (artesanato), música, brincadeiras populares, além de colônia de férias nos meses de recesso escolar.

Vamos levar dessa experiência o exemplo de como a prefeitura pode chegar mais perto das comunidades. Todas essas cidades da região metropolitana, principalmente a minha, têm serviços em locais mais distantes. Por outro lado, no Compaz, os serviços estão todos juntos. Isso, logicamente, beneficia milhares de famílias que não precisam se locomover tanto para ter acesso aos serviços públicos, o que é o mais importante. Cada cidade tem sua realidade e peculiaridade, mas acredito que podemos nos inspirar no Compaz e adaptar a ideia para cada lugar“, afirmou Vinícius Labanca, prefeito de São Lourenço da Mata.

Também participaram da visita ao Compaz os ex-prefeitos Carlos Santana (Ipojuca), Madalena Brito (Arcoverde), Elias Gomes (Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho), Joaquim Lapa (Carpina) e Júnior Matuto (Paulista). Além disso, marcaram presença o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, a vereadora de Surubim, Véia De Aprígio, e os deputados estaduais Gleide Ângelo, Sileno Guedes e Rodrigo Farias.

Redação

Ouça agora AO VIVO