No Recife, Comissão debate combate ao trabalho infantil nesta segunda (1º)

Notícias
Por Redação
1 de julho de 2024 às 11h15min
Foto: Bruno Spada

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados debate nesta segunda (1º) o combate ao trabalho infantil e a PEC 18/2011 que propõe a redução da idade mínima para que adolescentes de 14 anos possam trabalhar.

O debate, que atende a um pedido do deputado Túlio Gadêlha (Rede), deve abordar dados, experiências e políticas públicas sobre o trabalho infantil no Brasil e ainda discutir a proposta de reduzir a idade mínima permitida para o trabalho de adolescentes, em tramitação no Congresso. A medida é criticada por defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes, que enxergam um retrocesso à proteção e ao acesso à educação de menores.

Atualmente, a Constituição proíbe qualquer tipo de trabalho a menores de 16 anos. A exceção é a contratação como aprendiz, que é permitida a partir de 14 anos.

O deputado cita dados do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, informando que o trabalho infantil atinge quase 2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Mais de 440 mil crianças e adolescentes estão trabalhando na agricultura familiar e mais de 83 mil meninas estão envolvidas no trabalho infantil doméstico, segundo o Fórum.

São dados alarmantes sobre o tema e eles se desdobram outros problemas que exigem atenção: o envolvimento de menores com prostituição, tráfico de drogas e a estagnação de políticas públicas que garantam a adequada capacitação de menores para ingresso futuro no mercado de trabalho“, afirma Gadêlha.

O debate acontece hoje, a partir das 13h30, no Auditório Fernando Santa Cruz da OAB-PE (Rua Imperador Pedro II, 346 – Santo Antônio).

Redação

Ouça agora AO VIVO