Anderson Luiz e Aline Tibúrcio fora da corrida pela vice em Caruaru

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
23 de julho de 2024 às 10h00min
Foto: Elvis Edson

Embora muita gente ainda sonhe com a possibilidade de Anderson Luiz, braço direito do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), ser o indicado a vice na chapa majoritária, essa possibilidade está praticamente descartada. Tanto ele, quanto a ex-secretária de Educação e Esportes, Aline Tibúrcio são filiados ao Podemos, entretanto, seus nomes não foram encaminhados na ata da convenção para a Justiça Eleitoral. Durante rápida consulta ao sistema do TSE, o Blog Cenário teve acesso ao documento protocolado. Nele, o partido aprova apenas os nomes da chapa proporcional e diz que apoia o atual prefeito e o escolhido ou escolhida por ele para a vice, mas não coloca em pauta a indicação de nomes para o cargo.

O blog ainda consultou uma fonte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e um advogado eleitoral para tirar mais dúvidas sobre o assunto. O que foi informado é que como o nome de nenhum dos dois consta no documento, para indicar um ou outro a vice, o partido terá que fazer uma nova convenção, aprovando pelos colegiados a nova ata que será enviada à Justiça Eleitoral, pois já existem casos de cassação de chapa vitoriosa, em que houve este tipo de alteração, sem realizar os trâmites legais.

Com isto, o caminho de Aline deve ser voltar à pasta que comandava com maestria, enquanto Anderson, que é estratégico no campo político, deve contribuir com a campanha.

Restam agora duas opções: Luana Marabuco e Dayse Willyane, filiadas ao PSDB. Há quem acredite que a situação já está definida desde que a ex-titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Caruaru foi exonerada, faltando apenas a oficialização do tucano, marcada para 2 de agosto, dois dias antes da convenção que vai homologar os nomes do PSDB. Com o cenário posto, o movimento feito por João Campos (PSB) no Recife não se aplica na Capital do Agreste.

Confira a íntegra da ata:

Os números dos candidatos não serão divulgados, conforme prevê a legislação eleitoral.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO