Em Pernambuco, memória de Eduardo Campos é reverenciada em ato do PSB

Notícias
Por Redação
10 de agosto de 2024 às 15h00min
Foto: Rodolfo Loepert

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) promoveu, neste sábado (10), no Recife, a abertura do Ano Eduardo Campos. O evento, realizado no dia de aniversário do ex-governador, marcou o pontapé inicial da celebração de seus 60 anos, a serem completados em 2025. Na ocasião, foi realizada uma reunião extraordinária das Comissões Executivas Nacional e Estadual do PSB.

O prefeito do Recife, João Campos, em um discurso emocionado, destacou o legado deixado pelo seu pai, Eduardo Campos.

“O que vale é celebrar a vida, a história, o legado e a inspiração que ele nos deixa. O dia de hoje, para gente, é quase como um dia sagrado. O dia do aniversário, o dia em que a gente lembra do seu nascimento e da sua vida, que foi tão plena, curta, porém intensa. Eu tenho para mim e guardo na minha fé , que ele sabia que não teria uma vida comprida, então teria de ser uma vida larga, uma vida intensa. Não é normal a intensidade com que ele viveu, não é normal o tanto que ele fez, não é normal o tanto que ele transformou com apenas 49 anos de vida”, lembrou João Campos. “Ele era um político coerente, um gestor coerente, que tinha lado, tinha posição, tinha coragem. Isso fazia dele uma pessoa extremamente forte. Uma força política, e a força dele nunca o impediu de ter uma sensibilidade de quem pouco tamanho tem. De saber escolher o lado certo da luta ou da disputa.”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, pontuou que Eduardo é inspiração para outros estados de como fazer boa gestão. “E se alguém daqui der um pulinho ali na Paraíba, chegar na Estação Ciência, Cultura e Artes, que é uma das últimas obras de Oscar Niemeyer, Eduardo vai estar presente, porque ele foi lá, incentivador, bancou enquanto ministro para que aquilo acontecesse. Se você entrar numa escola cidadã integral na Paraíba, você vai entender que Eduardo está ali presente, porque foi ele que começou aqui em Pernambuco e expandiu o ensino integral”, explicou.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, elencou que Eduardo trabalhou em brilhantismo em todos os cargos que ocupou. “Seja o Eduardo Campos muito jovem ainda na Assembleia Legislativa de Pernambuco, seja o Eduardo Campos chefe de gabinete do Doutor Arraes, seja o Eduardo Campos deputado federal por várias vezes na Câmara dos Deputados em Brasília”, falou. “Depois como ministro da Ciência e Tecnologia, que foi um ministro brilhante, embora não fosse da área, mas um ministro que brilhou, que levou muitas ações importantes na área de Ciência e Tecnologia no primeiro governo do presidente Lula. Depois ainda decide ser candidato a governador de Pernambuco.”

Evaldo Costa, que foi secretário de Imprensa no governo de Eduardo, ressaltou o talento do ex-governador para juntar pessoas para fazer o bem. “Alguém que construiu a obra que Eduardo construiu, alguém que juntou gente do bem para fazer o bem como Eduardo Campos juntou, alguém assim não morre. Alguém que construiu o que Eduardo construiu. Onde você chegar em qualquer esquina do Recife, de Salgueiro, de Petrolina, de Sertânia, você vai encontrar Eduardo. E a grande tarefa que a gente coloca, que está colocada aqui hoje, é não permitir que esse legado se despedace, seja perdido, seja esquecido. Não, esse legado nos alimenta para fazer muito mais, para construir muito mais”, conclamou.

O deputado federal Pedro Campos disse que trabalha para instituir um prêmio em homenagem ao pai. “Estamos trabalhando, e está na pauta da semana vem, que seja pautada a criação do prêmio Governador Eduardo Campos de Excelência em Gestão Pública, a ser anualmente concedido pela Câmara dos Deputados, reconhecendo o trabalho que Eduardo fez. Trabalho que está vivo em várias outras pessoas que seguem fazendo uma gestão pública de excelência. A gente inicia essa caminhada levada por uma saudade dos 10 anos da partida de Eduardo, mas como Eduardo segue muito vivo em tudo que a gente faz, em tudo que a gente acredita, nós decidimos celebrar a vida”, afirmou o deputado federal Pedro Campos.

Redação

Ouça agora AO VIVO