Com candidatos a prefeito nas principais cidades do estado, a governadora Raquel Lyra (PSDB) passará por uma espécie de teste na transferência de votos nessas eleições. Três municípios são bastante estratégicos para o projeto de reeleição da tucana em 2026: Recife, Petrolina e Caruaru, onde foi prefeita.
Pesquisas recentes apontam dificuldade de uma vitória de Daniel Coelho (PSD) e Julio Lossio (PSDB), nomes apoiados pela gestora na capital e na principal cidade do Sertão. Raquel também não conseguiu constituir uma liderança própria na RMR e no São Francisco para contribuir com a ascensão dos aliados.
Na Capital do Agreste, a chefe do Executivo estadual já comprovou que é boa de voto quando disputou a prefeitura, mas o resultado não tem sido satisfatório com candidatos que ela tem colocado a mão, a exemplo de Carlos Braga para estadual, que obteve um desempenho pífio em 2022.
Vencer em Caruaru com Rodrigo Pinheiro (PSDB) é fundamental para Raquel Lyra, já que além de ser seu berço político, o município está no radar dos adversários. Seu ex-vice-prefeito nunca foi testado nas urnas, mas vem gerindo a cidade há mais de 2 anos com trabalho para mostrar. O pleito será uma oportunidade para provar a avaliação do gestor e a influência da governadora localmente.
Rejeição – Pelo segundo ano consecutivo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), é o chefe do Executivo estadual mais bem avaliado do país. Já a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), é a terceira com maior reprovação. O levantamento anual do instituto Atlas Intel ouviu 29.694 pessoas em todos os estados, entre 15 de julho e 4 de agosto.
Acolhimento – Candidatos a prefeito do Recife, Daniel Coelho (PSD) e João Campos (PSB) se solidarizaram com o ex-ministro do Turismo e também candidato, Gilson Machado (PL), pelo falecimento da sua mãe, Maria Helena Machado, neste domingo (11). Ela tinha 83 anos e estava em coma há mais de 20 dias em um hospital da capital pernambucana.
Divisão – Na visita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez a Pernambuco, na última semana, chamou atenção o distanciamento entre o presidente estadual do Partido Liberal, Anderson Ferreira, e o pré-candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado (PL). O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes esteve ausente em quase todas as agendas do líder da direita.
Start – A semana inicia com a expectativa do início da campanha eleitoral, a partir da próxima sexta (16), quando os candidatos estarão liberados para pedir voto. Os primeiros atos são sempre os mais esperados e também simbólicos. Já a exibição da propaganda no rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro.
Transtorno e ameaça – A semana promete começar com muitos transtornos na Região Metropolitana do Recife, devido à greve dos rodoviários que foi iniciada à 0h desta segunda (12). Em um vídeo publicado nas redes sociais, o presidente do sindicato que representa a categoria, Aldo Lima, revelou que sofreu ameaças de receber tiros pelas costas.