O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participa, nesta quarta (21), do primeiro leilão de portos de 2024, para o arrendamento de cinco áreas localizadas nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O pregão será na sede da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), às 14h.
O primeiro bloco do ano é formado por projetos com contrato de dez anos. Os investimentos previstos são de cerca de R$ 66,24 milhões, para modernização dos ativos. O destaque do leilão é a área RDJ06, do Rio de Janeiro, projetada para a movimentação de óleos básicos. O terminal possui posição estratégica para o mercado de lubrificantes do Estado.
Os leilões ainda incluem as áreas portuárias REC08, REC09, REC10, os três no Porto de Recife, e RIG10, no Porto de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul.
O segundo bloco de leilões de 2024 está previsto para o mês de setembro. O destaque do pregão será a área greenfield, em Itaguaí (ITG02), localizada num dos principais portos brasileiros exportadores de minério.A área está interligada por ferrovia (MRS) até a região do quadrilátero ferrífero, em MG. O projeto prevê a construção de um píer exclusivo para a área.
Os portos que serão leiloados pelo governo brasileiro, entre os anos de 2024 e 2026, têm a capacidade de movimentar granéis sólidos, vegetais e minerais, granéis líquidos, contêineres e carga geral.