Candidatos apoiados pelo presidente Lula em Caruaru e no Recife, Zé Queiroz (PDT) e João Campos (PSB) estão colocando em prática uma estratégia eleitoral em comum, que é a de não nacionalizar o debate nos seus municípios, diferente dos correligionários de Bolsonaro.
Projetando um eventual segundo turno com o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), Queiroz está de olho nos votos dos conservadores que serão confiados a Rodolfo no dia 6 de outubro. Já para vencer no primeiro turno com um amplo percentual, João precisa ter ao seu lado o eleitor da direita nesta primeira etapa.
Com compromissos institucionais consumindo a agenda de Lula, o presidente não tem andado pelo país a exemplo de eleições passadas, limitando-se a gravar mensagens de apoio aos seus aliados. Entretanto, com quase 3 semanas de programa de rádio e TV, a imagem do petista ainda não foi explorada por nenhum dos dois candidatos.
Liderança – Embora tenha caído 4 pontos na pesquisa Quaest, o prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), ainda segue com uma grande diferença dos demais nomes. Enquanto o socialista apareceu com 76%, Gilson Machado (PL), Daniel Coelho (PSD) e Dani Portela (PSOL) brigam pela segunda posição dentro da margem de erro.
Deslize – Na tentativa de fazer um comparativo com a antiga estrutura da UPA do Salgado, as críticas feitas pela comunicação do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) respingaram na governadora Raquel Lyra (PSDB), antecessora do seu afilhado político. O fato vem sendo explorado pela oposição.
Novo emprego – Rifado da eleição majoritária em Caruaru, Raffiê Dellon é o novo secretário-executivo do Coniape, que é presidido pelo seu correligionário e prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (UB). Antes, estava atuando na Sudene, mas precisou se desincompatibilizar da função, na esperança de ser candidato.
Apoio majoritário – A chapa formada por Romerinho (PSDB) e Helloysa (SD) recebeu, na terça (12), o apoio do então candidato a prefeito Gerson Benedito, do Agir, que declinou da disputa no município. O pleito para o Executivo agora conta com três nomes na corrida eleitoral para a prefeitura da Capital do Jeans.
Presente – No dia em que Agrestina completou 96 anos de emancipação política, o deputado Joaozinho Tenório (PRD) fez a entrega de uma máquina agrícola, que foi viabilizada pelo Estado. O vice-líder do governo na Alepe fez o anúncio da conquista do equipamento ao lado do candidato a prefeito no município, Thiago Nunes (PSDB).