Apesar do ex-prefeito Julio Lossio (PSDB) estar convicto de que a eleição em Petrolina será decidida em dois turnos, a disputa no município caminha para ser liquidada no dia 6 de outubro, resultado de um conjunto de ações entregues pelo prefeito Simão Durando (UB) na cidade, somado à campanha com um grande volume nas ruas.
Diferente de Caruaru, onde o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) fez questão de virar as costas para Raquel Lyra (PSDB) ainda na pré-campanha da eleição estadual, Simão sempre seguiu os mesmos passos adotados por Miguel Coelho (UB), fruto de um trabalho realizado em conjunto e sem improvisos.
Simão deu continuidade ao que já existia e soube também imprimir sua própria marca na gestão, com entrega de escolas em tempo integral, creches, o hospital municipal, o abrigo municipal, e logo em breve mais um grande viaduto que contribuirá com a mobilidade urbana de Petrolina.
Com cerca de 712 km distante da capital, o município até poderia ser mais um foco da polarização entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), já que Lossio e Simão contam com seus respectivos apoios, porém, o mérito do favoritismo do atual gestor tem a digital dos Coelho, que com muita articulação colocou Petrolina em outro patamar.
Descontração – Na noite de ontem (26) o candidato a vereador André Campos (PT), fugiu do tradicional e promoveu uma agenda diferente. Reuniu amigos em um restaurante da Zona Sul da cidade para reafirmar o compromisso com o Recife. Entre os presentes, o senador Fernando Dueire (MDB) e o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.
Largando na frente – Caso sejam eleitos nos seus municípios, Clarissa Tércio (PP) e Gilson Machado (PL) já definiram seus secretários de Saúde e Segurança, respectivamente. Em Jaboatão foi anunciado o cardiologista Dr. Domingos. Já no Recife, o ex-ministro Braga Netto assumiria a função. Mas antes, é necessário voto para vencer a eleição.
Convite – A senadora por Pernambuco, Teresa Leitão (PT), foi convidada pelo presidente Lula para integrar a comitiva que vai ao México na próxima semana. Eles vão participar da cerimônia de posse de Claudia Sheinbaum, primeira mulher presidente do país. A viagem vai acontecer na segunda dia 30.
Lula 1 – O candidato a prefeito de Caruaru, Zé Queiroz (PDT), inseriu o presidente Lula no jogo no seu programa eleitoral veiculado na noite de ontem (26). Aliados celebraram e opositores já começaram a reagir de forma negativa. O efeito só será sentido pelos próximos dias.
Lula 2 – Em visita ao Recife, ontem (26), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, preferiu não cravar se o presidente Lula estará presente em Pernambuco para fortalecer aliados no segundo turno. Ele disse que se não for possível, irão avaliar como reforçar a imagem do petista nas campanhas.