Diante da atual situação da saúde pública em Agrestina, Thiago Nunes (PSDB) propõe um abrangente plano de melhorias nesta área, visando transformar o atendimento e a qualidade de vida da população. Entre as principais propostas, destaca-se a assistência farmacêutica, que incluirá a implantação de um programa de entrega de medicamentos a domicílio para pessoas com mais de 60 anos, deficientes físicos e doentes crônicos, além da informatização da distribuição de medicamentos nas unidades básicas de saúde e a ampliação dos itens da farmácia básica.
Na área de vigilância em saúde, o plano prevê a descentralização do diagnóstico da doença de Chagas na fase aguda, a ampliação das políticas de proteção aos animais, o fortalecimento das ações de controle de zoonoses e arboviroses, e a qualificação dos agentes comunitários de saúde. Também será implantado um núcleo de saúde do trabalhador para promover cuidados sistemáticos.
Para garantir o controle social, haverá um fortalecimento do conselho municipal de saúde e a qualificação dos conselheiros, incentivando a participação em eventos de saúde pública. No que diz respeito à gestão do SUS, serão implementadas inovações como saúde digital e telessaúde, além do fortalecimento da ouvidoria da saúde e ampliação das parcerias com instituições de ensino.
A atenção básica também receberá investimentos significativos, como a criação de uma unidade de apoio à gestante, ampliação dos atendimentos noturnos e fortalecimento da saúde do homem com especialidades em urologia. Haverá ainda a requalificação das unidades básicas de saúde e a intensificação das políticas de saúde bucal, promovendo ações específicas para diversas comunidades, incluindo população quilombola e LGBTQIAPN+.
Na atenção especializada, o plano contempla a ampliação de especialidades médicas e a criação da Casa Azul, um espaço dedicado ao cuidado integral de crianças e adolescentes com transtornos do espectro autista e TDAH.
Por fim, a proposta inclui ainda a renovação de veículos para garantir transporte adequado, especialmente nas áreas rurais, com a aquisição de novas ambulâncias e a manutenção dos veículos existentes. Thiago Nunes e Roberval Maciel reafirmaram o compromisso em oferecer um sistema de saúde mais acessível e eficiente, promovendo melhorias significativas para todos os cidadãos de Agrestina.