Durante a sabatina de Gabriel Galipolo hoje na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Teresa Leitão (PT) perguntou sobre o papel do Banco Central na promoção de políticas sustentáveis. A pernambucana ainda indagou sobre propostas para integrar os temas ambientais às decisões políticas monetárias, além do controle dos riscos financeiros diante das mudanças climáticas.
O economista afirmou que o Banco Central está atento ao temas, inclusive colabora com o governo brasileiro nas politicas de sustentabilidade. “Vejo para o Brasil uma grande oportunidade de se firmar como um polo [de sustentabilidade]. O Brasil tem tanto uma segurança alimentar quanto energética, contando com uma matriz energética mais limpa. Esse custo de transição seria menor, em um mundo em que você corre o risco de ter várias pressões inflacionárias”.
A indicação de Gabriel Galipolo para a presidência do Banco Central foi aprovada por unanimidade na CAE, e seguiu em regime de urgência para votação em Plenário. Se aprovado, Galípolo assume a presidência do BC em 01 de janeiro de 2025, substituindo Roberto Campos Neto.