Gilson Machado, o pior desempenho do PL no Nordeste

Opinião
Publicado por Américo Rodrigo
16 de outubro de 2024 às 00h00min
Foto: Ademar Filho

O candidato derrotado do PL à Prefeitura do Recife, Gilson Machado, é novo na política, mas já acumula duas importantes derrotas. Perdeu para o PT, em 2022, quando concorreu ao Senado, e, nessas eleições, foi o candidato do PL com a maior derrota no Nordeste. 

Dois candidatos apoiados por Bolsonaro ganharam no primeiro turno: Bruno Reis (UB), em Salvador, e JHC (PL), em Maceió. Outros quatro apoiados pelo ex-presidente foram ao segundo turno em Natal, Fortaleza, João Pessoa e Aracaju. Apenas três perderam feio no primeiro turno: Dr. Yglésio (PRTB), no Maranhão, Dr. Pessoa (PRD), em Teresina, e Gilson Machado, o único do PL, na capital pernambucana. Ou seja, dos nove estados do Nordeste, Bolsonaro e o PL tiveram duas vitórias, estão com quatro candidatos no segundo turno e três levaram uma derrota no primeiro. 

Gilson foi o único do PL sem viabilidade alguma, todos os outros ex-ministros de Bolsonaro tiveram votações expressivas. O ex-presidente percebeu isso e não veio ao Recife passar vergonha.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO