Em meio ao acirramento, João e Raquel podem ser decisivos em Olinda

Notícias
Publicado por Karol Matos
25 de outubro de 2024 às 20h08min
Fotos: Charles Johnson e Hesíodo Goes

O último dia de atos políticos em Olinda será marcado pela presença dos padrinhos políticos de cada um dos candidatos que disputam o segundo turno. Na manhã deste sábado (26), tanto a governadora Raquel Lyra (PSDB), quanto o prefeito do Recife, João Campos (PSB), estarão participando de uma caminhada e uma carreata, respectivamente, com Mirella Almeida (PSD) e Vinícius Castello (PT).

A caminhada de Mirella será a partir das 9h, na Praça dos Brinquedos, em Rio Doce, onde na última quarta (23), João esteve participando de um ato semelhante ao lado de Vinicius. A caminhada de Mirella também deve contar com as presenças da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) e outras lideranças.

Já a agenda de Vinicius será uma carreata com concentração prevista para as 9h, no Clube Atlântico, no Carmo. Além de Campos, diversos nomes a nível federal que fortalecem o arco de alianças do petista também devem participar, como a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Mirella apostou em se afastar da imagem do atual prefeito, professor Lupércio (PSD) e vem utilizando um discurso totalmente alinhado com o que Raquel faz em suas agendas, como usar de exemplo algum morador, citando o nome e a comunidade onde vive, ou usando frases de efeito frequentemente ditas pela tucana, como “sem deixar ninguém para trás”. Nos últimos seis dias, a governadora também participou de outras duas agendas com a candidata, e sua imagem vem sendo usada de forma contínua para alcançar as mulheres, inclusive, adotando a pauta das creches.

Do outro lado, apesar da baixa presença de João Campos em atos presenciais neste segundo turno, devido aos compromissos dele sendo cabo eleitoral em diversos estados, Vinicius fez uso da popularidade do gestor ao longo de toda a campanha. O candidato também produziu bandeiras e adesivos produzidos que trazem a imagem dele ladeado por Lula e João, e seus jingles fazem questão de citar o gestor recifense. O petista também tem contado com o apoio irrestrito do deputado federal Pedro Campos (PSB), de forma física, mas principalmente digital, já que o parlamentar vem atuando como o principal propagador do projeto de Vinicius nas redes.

Mesmo em meio ao enfraquecimento do petismo em todo o país, o jovem vereador finalizou o primeiro turno à frente da candidata que integrou a atual gestão de Lupércio. Numa eleição que vem sendo considerada uma disputa voto a voto, o pleito em Olinda promete ser decidido no detalhe e o alto investimento na imagem dos padrinhos políticos pode fazer a diferença.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO