A Prefeitura de Toritama foi alvo de uma operação da Polícia Civil na manhã de hoje (19). A investigação começou em setembro de 2023, com o objetivo de combater uma associação criminosa que praticava o crime de falsificação de documento público.
A sede da Prefeitura de Toritama amanheceu, nesta quinta, com a presença de viaturas e diversos policiais. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão domiciliar contra 11 investigados. Os detalhes da operação denominada como Morbo só serão repassados pela Polícia Civil numa coletiva marcada para amanhã (20).
Em nota, a gestão municipal informou que está colaborando com as investigações, mas culpou a ex-secretária de Saúde, Andréa Melo, por irregularidades em compra e entrega de medicamentos, que acarretaram na ação policial. No texto, a Prefeitura ainda criticou o vereador Birino (PSDB), que denunciou o caso.
Confira:
A Prefeitura Municipal de Toritama esclarece que a operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (10) pela Polícia Civil, no Centro Administrativo, foi proveniente de denúncia do Vereador Severino Antônio (Birino), referente ao ano de 2018, relativa a compra e entrega de medicamentos executadas pela ex-secretária de Saúde Andrea Melo, quando estava à frente da pasta no ano de 2018. Andreia já foi alvo de outras investigações por fraudes em licitações e foi responsabilizada pelos crimes, após confessar as práticas ilícitas. O Vereador Severino Antonio (Birino), foi cassado recentemente por prática de compra de votos nas eleições deste ano. Além disso, foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de corrupção, e tenta a todo custo macular uma gestão séria e transparente, premiada inúmeras vezes por diversas instituições, inclusive, recebendo o selo diamante da ATRICON (associação dos tribunais de contas do Brasil).
A prefeitura esclarece que vem colaborando com as investigações referente a este processo e segue a disposição para quaisquer esclarecimentos.