A Prefeitura de Olinda comemorou, nesta quinta (26), a entrega do primeiro trecho da requalificação da orla, marcando um importante avanço para a cidade e a qualidade de vida dos moradores e visitantes. O projeto, que abrange 300 metros, vai do Colégio Jussara Ferreira até o primeiro espigão após a entrada da Praça 12 de Março, no bairro do Carmo. O investimento é de R$ 3,5 milhões e a entrega completa da primeira etapa deve acontecer até o mês de março de 2025.
A fase inicial da obra incluiu a substituição do piso por intertravado, com um novo layout moderno e funcional. Além disso, foram requalificados e pintados os bancos, implantado o paisagismo com o plantio de gramas e árvores, e realizada a pintura do meio-fio. Essa intervenção faz parte de um projeto maior de revitalização da orla, que tem como objetivo transformar a área em um espaço mais acessível, bonito e seguro.
A Secretaria de Obras de Olinda informa que as obras continuam em ritmo acelerado e que, até março, o trabalho se estenderá até a Praça Duque de Caxias, no Bairro Novo. Além das melhorias já implementadas, o projeto também contempla a instalação de pisos táteis, rampas de acessibilidade, placas em braille, e um parque infantil adaptado para crianças com deficiência.
O novo espaço contará ainda com mais de 120 lixeiras ao longo do trecho, mesas para convivência e contemplação, além da construção de dois novos banheiros públicos e da reforma de onze quiosques. A cidade também está investindo na colocação de pedras e materiais de contenção para proteger a orla e garantir mais segurança contra o avanço do mar.