Depois da debandada de 30 filiados do PSOL ligados à deputada Dani Portela, do mesmo partido, parece que o grupo já tem uma nova sigla para chamar de lar e, como já era esperado, será o PT. Há alguns dias, o marido da parlamentar, Jesualdo Campos, que era um dos dirigentes estaduais do PSOL e foi um dos fundadores do partido, vem publicando fotos ao lado de petistas como vereadora do Recife, Liana Cirne, o deputado João Paulo, e a dirigente nacional, Vivi Farias. Já vem, inclusive, fazendo “trabalho de base” em Olinda.
Entre a última semana de outubro e a primeira de novembro do ano passado, o próprio Jesualdo, assessores e demais aliados de Dani divulgaram cartas de desfiliação falando sobre as divergências no partido que teria destituído o marido da deputada e outros dois dirigentes também ligados à Portela sem explicação. Durante a eleição, quando disputou a Prefeitura do Recife, Dani foi apoiada por alas do PT, com integrantes como João Paulo e a vereadora do Recife, Kari Santos, além da militância mais ativa, estreitando ainda mais a relação que a psolista mantinha com os petistas.
Quando as desfiliações aconteceram, acabaram acendendo a possibilidade de que Dani Portela também estivesse planejando se desfiliar. Por ocupar o mandato, ela só pode deixar a sigla em 2026, durante a janela partidária. A deputada, no entanto, negou que estivesse de saída da legenda, afirmando que ainda acreditava nas propostas do PSOL.
De acordo com fontes do Blog Cenário, a expectativa é de que a filiação de Jesualdo e de boa parte dos aliados que deixaram o PSOL junto com ele, aconteça já em fevereiro. Chegamos a procurar a deputada Dani Portela para comentar o assunto, mas ela não se pronunciou.