A 14ª edição da Bienal da UNE – Festival dos Estudantes, maior encontro estudantil da América Latina, será realizada entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco e na Praça do Arsenal, no Recife Antigo. O evento, que reúne debates, seminários, oficinas, mostras culturais, shows e visitas às comunidades locais, retorna ao estado 12 anos após sua última edição em Pernambuco, quando Eduardo Campos ainda era governador.
O Governo de Pernambuco vai contribuir com R$ 3 milhões para a realização do encontro cultural no estado, o que representa cerca de 50% dos custos totais da Bienal.
Entre os destaques da programação, está a presença de pelo menos cinco ministros do governo Lula, que também devem aproveitar a agenda no Recife para se reunir com a governadora Raquel Lyra (PSDB). Segundo apuração do Blog Cenário, os ministros Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), Margareth Menezes (Cultura), Anielle Franco (Igualdade Racial), Camilo Santana (Educação), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) participarão de atividades da Bienal e, possivelmente, de um encontro com a governadora.
Ainda não há informação oficial se o momento da tucana com os ministros será realizada de forma conjunta ou em encontros individuais, mas a articulação reforça o movimento de aproximação entre os governos federal e estadual.
O evento, que espera receber milhares de estudantes de todo o Brasil, busca promover reflexões sobre educação, cultura e cidadania, além de fortalecer o diálogo entre lideranças políticas e a sociedade civil.