Nesta quarta (5) a deputada estadual Rosa Amorim (PT) protocolou dois projetos de lei para fortalecer a prevenção em casos de eventos climáticos, como chuvas, enchentes e alagamentos.
O primeiro projeto estabelece que as operadoras de celular enviem imediatamente mensagens de texto (SMS) para toda a população dando um alerta para eventos climáticos. Objetivo é informar a população com antecedência para evitar a ida a áreas de risco. O segundo PL pede que esse mesmo alerta seja feito através de emissoras de rádio e TV em todo o estado.
Hoje, os alertas acontecem de forma descentralizada, apenas através de redes sociais, como Instagram e Whatsapp, o que é insuficiente e não chega a toda a população.
“A cultura de prevenção é para que mortes sejam evitadas. Inclusive, hoje uma pessoa morreu eletrocutada nos alagamentos de forma muito triste. Foi uma morte completamente evitável. Com esses alertas emitidos com rapidez, nós podemos ganhar tempo antes que a chuva de fato comece e evitar que fatalidades como essa aconteçam”, aponta a deputada.
A questão das chuvas e da crise climática é tratada como um tema prioritário para a parlamentar, que já realizou uma Audiência Pública para debater estratégias de prevenção aos efeitos das mudanças climáticas; enviou uma série de indicações e requerimentos à Defesa Civil e ao Governo do Estado para diminuir os impactos negativos das chuvas; e, por fim, cobra a instituição a Política Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas de Pernambuco, que existe, mas ainda não está sendo devidamente executada.