Partidos começam a indicar integrantes às comissões da Alepe

Notícias
Por Karol Matos
13 de fevereiro de 2025 às 01h30min
Foto: Nando Chiappetta

Chegada a meia-noite desta quinta (13), o Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Pernambuco já trouxe mais novidades em relação à corrida pelas comissões. As três principais delas são a de Constituição, Legislação e Justiça; Finanças, Orçamento e Tributação; e Administração Pública, que vêm enfrentando intensas disputas nos bastidores. 

O Diário trouxe dois ofícios em que União Brasil e o bloco formado por PSB, PSOL e Republicanos citam os parlamentares indicados para pelo menos 16 comissões. O prazo para que os blocos e partidos oficializem as indicações para esses colegiados encerra hoje.

A legenda liderada por Antonio Coelho (UB), inclusive, oficializou também através desse Diário Oficial a saída do “blocão”. Apenas dois deputados não assinaram o ofício publicado: Romero Sales Filho e Socorro Pimentel, que é líder do governo na Alepe. Ambos ficaram totalmente de fora das três principais comissões. Confira abaixo algumas das indicações.

  • CCLJ

União Brasil: tinha Romero Albuquerque como vice-presidente e Romero Sales Filho era suplente.
A legenda passou Romero Albuquerque para a suplência e indicou Edson Vieira como titular.
O partido não pretende enfrentar um bate-chapa neste colegiado.

Bloco PSB, PSOL e Republicanos: eram nomeados como titular os deputados Waldemar Borges, Sileno Guedes e Rodrigo Farias, que agora faz parte da Mesa Diretora e não pode ser membro titular de comissões.

Além dos dois primeiros que permaneceram, Diogo Moraes, que era suplente, ficará no lugar de Farias. Todos os citados são do PSB.

Fora Diogo, estavam na suplência Eriberto Filho (PSB) e Mário Ricardo (Republicanos), que serão substituídos pelos socialistas Cayo Albino, Junior Matuto e Delegada Gleide Ângelo. 

  • Comissão de Finanças

União Brasil: Socorro Pimentel era titular e Romero Sales Filho suplente. Foram indicados Romero Albuquerque como suplente e Antonio Coelho como titular. Ele, inclusive, tem interesse em disputar a presidência do colegiado.

Bloco PSB, PSOL e Republicanos: faziam parte da titularidade Diogo Moraes, Eriberto Filho e Rodrigo Farias, enquanto Aglailson Victor, Gleide Ângelo e Sileno Guedes estavam como suplentes.

Agora foram indicados como titular Cayo Albino, Diogo Moraes e Junior Matuto. Rodrigo Farias, Gleide Ângelo e Mário Ricardo ficam na suplência.

  • Comissão de Administração

União Brasil: tinha Romero Sales Filho como titular, com Edson Vieira na suplência. Agora, Antônio Coelho é quem assume a titularidade, enquanto Edson permanece na mesma vaga.

Bloco PSB, PSOL e Republicanos: Eriberto Filho e William Brigido (Republicanos), eram membros titulares, e Waldemar Borges e Simone Santana eram suplentes.

Agora a titularidade fica com Waldemar, que vai tentar disputar a presidência, e Cayo Albino. Os suplentes serão Simone e Junior Matuto. 

Confira as listas completas de indicações já oficializadas:

União Brasil

Imagem: Reprodução/DO

Bloco PSB, PSOL e Republicanos

Imagem: Reprodução/DO

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO