![](https://blogcenario.com.br/wp-content/uploads/2025/02/f5b8064b-73c1-431e-af93-e033cc8f3f62-1024x683.jpeg)
Complexos multiusos situados na região central do Recife, que oferecem, em um único imóvel, moradias e espaços comerciais para oferta de serviços e outros segmentos econômicos podem contar com um fundo que dispõe de cerca de R$ 2 bilhões para investimentos em revitalização, por meio de retrofit, financiado pelo Banco do Nordeste (BNB). A informação foi anunciada pelo BNB durante a primeira edição do Conexão Recentro, evento promovido pela Prefeitura do Recife, através do Gabinete do Centro, em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o banco estatal, e que atraiu empresários, investidores, proprietários de imóveis, incorporadoras e construtoras, todos interessados nos recursos o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
O superintendente do BNB em Pernambuco, Hugo Queiroz, explicou que o financiamento traz como principal benefício a possibilidade de financiamentos com prazos de até 12 anos e até quatro anos de carência. De acordo com ele, dependendo do porte da empresa e da localização do empreendimento, o crédito pode cobrir de 50% a 100% do valor do investimento. Além disso, projetos que envolvam parcerias público-privadas (PPPs) e coliving (habitação compartilhada) também podem ser contemplados, facilitando o retorno da população a esses espaços e reduzindo o déficit habitacional.
Mais de 100 interessados lotaram, nesta quarta (12), o auditório do BNB, localizado na avenida Conde da Boa Vista, no Recife, para acompanhar de perto o lançamento da linha de crédito pioneira direcionada à recuperação de imóveis situados no centro da capital pernambucana durante o Conexão Recentro. Essa medida visa induzir a retomada sustentável da moradia no centro do Recife, uma das premissas do Programa Recentro, da Prefeitura do Recife.
“Além dos incentivos fiscais que a Prefeitura do Recife já oferece de ITBI, ISS e IPTU, agora, com esta parceria com a Sudene e com o BNB, estamos oferecendo financiamento para moradias, comércio e serviços e, assim, estimulamos a revitalização do nosso centro histórico. O Gabinete do Centro se coloca à disposição junto com os outros parceiros para tirar dúvidas sobre os critérios de financiamento, fazendo um atendimento personalizado”, explicou a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.
Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, a ação conjunta da Sudene com o BNB e a Prefeitura do Recife cria “uma janela de oportunidades” para o setor produtivo. “Isso abre novas perspectivas de ocupação dos centros históricos, destes espaços vivos, falando não para apenas para a questão de moradias, mas em outras agendas como desenvolvimento urbano, social e infraestrutura”, afirmou Danilo Cabral.
“Nós temos cerca de 8 mil m² no Recife ocupados por depósitos, mas nós vamos transformar em moradias, flats para turismo, shopping e edifício garagem. O financiamento, sem dúvida, vai ajudar muito”, comentou o empresário Amaury Rezende, presente ao evento. Os interessados podem procurar qualquer uma das 40 agências do BNB com os projetos, em seguida serão realizadas entrevistas, visitas ao local, entrega da documentação para assinatura do contrato e liberação do recurso.