
O secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, prestigiou o tradicional 59º Baile Municipal do Recife, um dos eventos mais aguardados do Carnaval da cidade.
Ao lado do prefeito João Campos (PSB), do vice-prefeito Victor Marques (PCdoB) e do deputado Pedro Campos (PSB), Marco destacou o “Carnaval de Direitos” usando uma camisa estampada com as campanhas que a Secretaria promoverá durante a maior festa popular do Brasil, reforçando o compromisso com a inclusão, acessibilidade e a proteção de todos os cidadãos.
A camisa inovou trazendo as marcas e mensagens das principais campanhas que serão realizadas durante o Carnaval 2025: “Criança + Segura: Respeito, Proteção e Afeto”, ação com foco na identificação das crianças para evitar casos de desaparecimento; “Recife sem Racismo”, campanha que combate o racismo no Carnaval com divulgação da plataforma de denúncias”; “Recife sem Preconceito e Discriminação”, ação que visa conscientizar a população sobre o respeito às diferenças, seja de gênero, orientação sexual ou qualquer outra forma de identidade; além do Disque 100, canal que recebe denúncias de violações de direitos.
Durante o baile, Marco Aurélio Filho destacou a importância de unir a festa à conscientização. “O Carnaval é um momento de alegria, mas também devemos aproveitar toda essa visibilidade para reforçar o compromisso com a consolidação de direitos para todos e todas. É nossa responsabilidade garantir que todos possam curtir a festa com segurança, respeito e dignidade. Essas campanhas são um convite para que cada cidadão faça sua parte e o Recife faça um Carnaval ainda mais acolhedor e acessível para todos e todas”.
Camarote da Acessibilidade
O secretário também destacou os serviços de audiodescrição e intérprete de libras da Secretaria disponíveis no Baile Municipal e a ampliação do Camarote da Acessibilidade no Recife Antigo para garantir um Carnaval inclusivo. “Queremos um Carnaval onde todos se sintam representados e acolhidos, independentemente de sua origem, cor, gênero ou idade. Essa é a essência do Recife que estamos construindo juntos”.